quarta-feira, 7 de maio de 2014

Uma Aventura Lego: uma das melhores animações desde que a Pixar perdeu a criatividade

Essa imagem traduz o filme: CORRERIA!

A princípio minha expectativa sobre Uma Aventura Lego estava em alta, principalmente quando vi o trailer. Várias referências a cultura pop, incluindo a presença de diversos personagens desta mesma cultura em versões Lego e diálogos de certa forma afiados. A animação estreou nos cinemas e está prestes a passar dos U$ 500 milhões de faturamento mundial, mesmo sendo distribuído pela Warner - empresa que há tempos não envereda por esse mercado. Minha expectativa aumentou...




Confesso que passei quase uma hora incomodado com a animação. O ritmo é alucinante e com um timing de humor que não me fazia gargalhar, mas que arrancava sorrisos aqui e ali. Sinceramente, não conseguia acompanhar o ritmo de piadas proferidas. Sabemos que o longa é baseado em brinquedos, e, claro, a trama em si não se levava a sério, mas era muito acentuado nesse sentido. Auto-paródia? Paródia? Pastelão? Stand-Up? Infantil? Sagaz? Todo tipo de humor estava ali numa velocidade alucinante. Pensei em parar o programa e reiniciar. Aos poucos meu cérebro foi habituando-se com o ritmo e na meia-hora final tudo fez sentido. E por isso mesmo não vou deixar você, querido leitor, passar o mesmo "perrengue" que eu. 



Imagine seu dia-a-dia em casa. A agilidade com que você faz as coisas e o senso de seus diálogos. Agora compare com o ritmo de seu filho de sete anos. Sabe aquela agilidade frenética e incansável. Aquelas perguntas incessantes e a certa falta de senso nos diálogos travados com o irmão caçula ou com o filho do vizinho enquanto brincam no quintal? Tudo indica que a grande sacada do roteiro de Phil Lord e Christopher Miller foi contar a história como se ela fosse criada por uma criança. A partir do momento que você percebe isso, tudo passa a fazer o maior sentido do mundo e você percebe que está diante de uma das melhores animações realizadas desde que "acabou a criatividade da Pixar". 


Na trama, Emmett (Chris Pratt de Guardiões da Galáxia) vive sua vida diária conforme as regras enviadas no manual de como viver. Até que um dia acaba descobrindo uma peça que, segundo uma profecia, quem a encontrasse seria o Especial escolhido para salvar o Universo. Depois disso, começa uma correria incessante para que os rebeldes contra o Presidente (Will Ferrell) protejam seu Especial e que ele realize a profecia. Entre os Rebeldes está Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Gandalf, Saruman, Abraham Lincoln, uma das Tartarugas Ninja e muitos outros personagens da cultura norte-americana. 

Como é bom receber, de vez em quando, uma boa lufada de criatividade ao passar cerca de duas horas assistindo um programa. Não perca. 

Dia 26 de Junho nas Lojas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário