quarta-feira, 4 de maio de 2016

20 curiosidades sobre Star Wars que talvez você não saiba

Hoje é o Dia de Star Wars. A data foi escolhida pelos fãs em forma de trocadilho do chavão "Que a Force Esteja Com Você", do inglês "May The Force Be With You", transformado em "May, The Fourth" ou "Quatro de Maio." Gostou dessa curiosidade? Então vamos lá...

O universo Star Wars é tão vasto que daria para listar centenas de curiosidades sobre os sete filmes, diversos games e livros, mas aqui estão vinte que talvez você ainda não conheça.

20 - A ideia inicial de George Lucas para o visual do General Grievous em Episódio III era o de uma criança numa cadeira flutuante, mas no meio do processo, ele abandonou. Ufa!





19 - A cena do Palácio de Jabba em "O Retorno de Jedi" envolveu 42 extras, 18 nomes do elenco principal, 90 membros da equipe de produção e demorou nada menos do que um mês para ser rodada.





18 - Hayden Christensen só conseguiu o papel de Anakin Skywalker para os Episódios II e III, porque "ficava bem ao lado de Natalie Portman". O saudoso Paul Walker de Velozes e Furiosos esteve entre os finalistas para conseguir o papel.


17 - A ideia original para a batalha final de O Retorno de Jedi, era para que ela acontecesse no planeta dos Wookies, mas Lucas achou melhor colocá-la em Endor, a casa dos fofinhos Ewoks. Todo mundo sabe que eles chamam Ewoks, mas a palavra não é mencionada uma única vez no longa. E, depois, uma batalha aconteceu no planeta de Chewbacca, mas no episódio II.


16 - Sybil Danning, atriz de filmes B, foi escalada para viver uma bruxa que seduziria Anakin Skywalker para levá-lo para o lado negro da força em 1985, quando George Lucas adiou seus planos para filmar a segunda trilogia. Será que ele esqueceu?


15 - Quem nunca, na infância, emitiu barulhinhos do sabre de luz enquanto manipulava algo parecido com uma espada para brincar? Na segunda trilogia, tanto Ewan McGregor,quanto Hayden Christensen,tiveram que emitir esses barulhos para ajudar o pessoal que iria inserir os efeitos digitais posteriormente. 

14 - O nome Yoda vem da palavra sâncrista Yodeah, ou melhor, "Guerreiro".


13 - Benício DelToro estava escalado para viver Darth Maul em Episódio I, mas declinou quando viu que quase todas as falas dele foram limadas do roteiro. O papel ficou com Ray Park. No final, o personagem diz apenas três falas em todo o filme.


12 - "Blue Harvest" era o nome usado pela equipe de O Retorno de Jedi para despistar curiosos durante as filmagens. Anos depois, o título virou uma paródia na animação Family Guy.


11 - Jar Jar Binks foi tão odiado após a exibição do Episódio I, que George Lucas, colocou o personagem como pretenso vilão em Episódio II, mas é claro que no final, ele se redime salvando, sem querer, alguns poucos e bons. 


10 - Peter Mayhew estava trabalhando num hospital quando foi convidado para trabalhar em Star Wars. George Lucas viu que ele era perfeito para o personagem após conversar com ele por 10 segundos. 

09 - Spielberg era a primeira escolha de George Lucas para O Retorno de Jedi, mas Steven fazia parte do Sindicato dos Diretores, que Lucas tinha acabado de deixar, então foi proibido de aceitar o trabalho. Entretanto, no Episódio III, o diretor de Jurassic Park acabou ajudando seu amigo nas filmagens, principalmente na luta final de sabres entre Anakin e Obi Wan.


08 - O primeiro filme de Star Wars, feito em 1977, continha 350 efeitos visuais, mas no terceiro filme da segunda trilogia, George Lucas usou nada menos do que 2.200 dos mesmos efeitos, e curiosamente, este foi o único filme da série a não receber indicação ao Oscar nesta categoria. 


07 - Não há um Clone real sequer no terceiro Episódio de Star Wars. Todos foram criados digitalmente. Mais do que isso, não foi criado, fisicamente, nenhum capacete ou vestuário.


06 - George Lucas teve a ideia de criar os droids R2-D2 e C3-PO para a saga, após ver os três droids de Corrida Silenciosa (72). E se faltava um para completar o trio, pudemos conhecer o novo BB-8 no sétimo episódio.


05 - Os asteroides vistos em O Imperio Contra-Ataca eram, na verdade, batatas, que depois foram transformadas digitalmente.


04 - Em meio a ascensão da Exploitation dos anos 70, Han Solo foi imaginado para ser um personagem negro e Billy Dee Williams (Lando!) chegou a ser testado, mas depois Lucas mudou de idéia e chamou Jack Nicholson, Nick Nolte, Christopher Walken, entre outros para audições, até chegar ao iniciante Harrison Ford.


03 - Peter Cushing quase "voltou" ao universo Star Wars em A Vingança dos Sith, mas o CGI para trazê-lo do filme original ficou muito ruim para ser usado e Lucas abandonou a ideia.


02 - Episódio III é o filme da saga que contém o maior número de mortes em cena: 115. Império Contra-Ataca é o longa com o menor número de mortes na tela: apenas 30.


01 - Uma das lutas de sabre de luz mais excitantes de toda a saga foi aquela entre o mestre Yoda e seu pupilo Conde Dooku. Para que o saudoso Christopher Lee tivesse uma referência para apontar o sabre, foi usado um boneco de Yoda nas filmagens. Normal, se não fosse o fato desse boneco ter dentes de drácula, uma refêrencia ao fato de Lee ser mais conhecido como o Conde Drácula que reinou nos anos 60 e 70. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário