terça-feira, 11 de novembro de 2014

Crítica: O Lobo Atrás da Porta - cinema nacional sério que não poupa o espectador

Leandra Leal em sua melhor interpretação nos cinemas

Histórias como esta vista em O Lobo Atrás da Porta, podemos conferir diariamente neste jornalismo policial das tardes na TV. A diferença é que, na telinha, a notícia é despejada sobre você em alguns minutos de matéria, que, atônitos, seus olhos apenas acompanham tristemente, sabendo do que se trata e do que há por vir. Neste longa de estréia do diretor Fernando Coimbra, com roteiro próprio, mas inspirado por uma história veridica, o caso é descascado em camadas, num filme de extrema seriedade e atuações inesquecíveis. 




Na trama, Suely (Fabiula Nascimento) entra em desespero ao descobrir que sua filha já não está mais na escola, pois ligaram antes para lá dizendo que a "vizinha" iria buscá-la. Na delegacia, o investigador (Juliano Cazarré) encarregado do caso, começa a montar um quebra-cabeça, que começa a ser montado quando o pai da menina confessa ter uma amante (Leandra Leal).

Apesar do roteiro passear entre gêneros, como comédia, drama, romance, thriller erótico e, claro, suspense, a fotografia dá a tonalidade de amargura da situação. Fotografado pelo excelente Lula Carvalho (Tropa de Elite 1 e 2), ele mantém sua câmera sempre próxima dos personagens e seus movimentos são extremamente sutis, isso vai nos sufocando e encurralando, assim como acontece com os próprios personagens no decorrer do filme.  

Apesar de todo elenco estar competente, temos que ressaltar o salto de qualidade na interpretação de Milhem Cortaz, que se entrega em cada cena, cujo personagem vai da cordialidade para a malandragem, assim como da preocupação para a violencia. De qualquer forma, quem dá o grande show é Leandral Leal, excelente atriz, que aqui nos brinda com sua melhor interpretação. Ela não perde o foco em nenhum momento e nos convence a cada diálogo de que é aquela mesma que ela diz ser, enquanto dá seus depoimentos ao investigador.

E no final das contas, o filme se mantém coerente a tudo aquilo que nos entrega durante a projeção, não poupando o espectador. Sabe aquela história sobre não confiar em ninguém com 32 dentes? Se você assiste aquele tipo de jornalismo que citei no começo, sabe do que estou dizendo, mas nesta excelente estréia de Fernando Coimbra, você sentirá as ações como o sensacionalismo televisivo jamais foi capaz.

O Lobo Atrás das Portas chega dia 19/11 nas videolocadoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário