quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Trilha sonora de 50 Tons de Cinza - ouça as músicas, veja os clipes e leia meus comentários...



Que o filme 50 Tons de Cinza mais desagradou do que agradou os fãs não é nenhuma novidade, imagine então aqueles que não gostaram da obra literária. Nos resta se contentar com a curiosa, atual e (as vezes) surpreendente trilha sonora do filme. De Annie Lennox a Weeknd, conheça abaixo as faixas do segundo álbum mais vendidos no mundo na semana que passou, atrás apenas do novo disco do rapper Drake.


01 - Annie Lennox - "I Put a Spell On You". - A estrela pop andrógina dos anos 80 que liderava o Eurythmics virou uma tiazona. Apostando num arranjo pop blues, sua voz continua inteiraça. Essa versão de estúdio ficou aquém de sua versão ao vivo apresentada no Grammy com direito a guitarra do Hozier, mas ficou perfeita para a abertura do álbum. A canção foi o primeiro single do album de jazz/soul que ela lançou em Setembro, apenas com regravações de grandes músicas norte-americanas e que ela canta praticamente inteiro em seu CANAL VEVO!



02 - Laura Welsh - "Undiscovered" - Revelação inglesa que ano passado apareceu fazendo o vocal de "Here For You" do Gorgon City. Vai na onda das cantoras atuais como Ellie Goulding e Lorde, mas não tem tanto carisma.




03 - The Weeknd - "Earned It" - Uma das músicas mais tocadas do momento no mundo e tema principal de 50 Tons de Cinza. Segue a linha de produção deste album, com canções sedutoras e ritmos marcados como se fosse uma marcha. Apesar de ser uma bela música, dá saudade do Trip Hop do Portishead. O cantor adora usar falsete a lá Sam Smith, mas é uma das maiores revelações da música pop e ainda vamos ouvir falar muito dele.




04 - Jessie Ware - "Meet Me In The Middle". Canção inédita da cantora inglesa cujo estilo de cantar fica entre Adele e Sade. O arranjo continua na linha do vem rolando no álbum, como se fosse uma versão feminina da terceira música. Pra quem gosta é um prato cheio.



05 - Ellie Goulding - "Love Me Like You Do" - A nova canção de Ellie Goulding é um sucesso na Inglaterra, ficando por cinco semanas como a mais tocada naquele país. Lembra muito algumas canções solo de Phil Collins na segunda metade da década de 80. Tem maior variação de velocidade na batida com paradas para valorizar o belo vocal de Ellie e uma leve acelerada que, no caso deste álbum, tráz um alivio após quatro músicas mais lentas. Acredito que será uma das mais tocadas do ano no mundo.



06 - Beyoncé - Haunted (Michael Diamond Remix) - A segunda música do último álbum lançado pela diva ganha contornos mais sussurrantes, mas continua parecendo "Justify My Love" da Madonna, o que é um elogio. Acredito que nem precisariam mudar a versão para este album, pois a original é melhor e mantém o clima desta trilha, como pode ver no clipe oficial abaixo:



07 - Sia - "Salted Wounded" - Ano passado ela lançou a obra-prima Chandeliers e no fim do ano apareceu de forma totalmente deslocada na trilha da fraquíssima refilmagem de Annie. Então esta nova canção é o primeiro passo dela em 2015. Infelizmente, a música não engata uma terceira. Quando você pensa que ela vai acontecer lá pelo dois minutos, os vocais continuam inalterados e o lirismo da primeira parte apenas ganha uma percussão bastante discreta com algumas cordas. Chatíssima.




08 - The Rolling Stones - "Beast Of Burden" - A versão clássica de 1978 e que dispensa apresentações. É uma das melhores músicas já feitas e só fico triste de terem usado-a no filme. Shame on you, Mick Jagger!!!!




09 - Awolnation - "I'm On Fire" - Que coragem! Os caras de "Sail" mexendo em terreno sagrado. Regravar umas das mais conhecidas músicas do boss Bruce Springsteen. Não troco nem pela introdução da original.



10 - Beyoncé = "Crazy In Love" (2014 Remix) - Passaram-se mais de um década do lançamento deste que é um dos maiores clássicos de Beyoncé. Nem parece a mesma música, exceto quando chega no refrão. A produção respeita o conceito da letra e vai intensificando o arranjo até o "orgasmo" final. Esse remix se encaixa perfeitamente nesta trilha sonora, só não acredito que funcione isolada.



11 - Frank Sinatra - "Witchcraft" - Poderia ter sido o encerramento do álbum. Depois do clímax acima, um belo clássico para os créditos que sobem na tela. Essa música chegou a ser indicada ao Grammy como Melhor Gravação do Ano em 1958 e agradeço aos produtores por me lembrarem desta pérola.



12 - Vaults - "One Last Night" - É... mas o álbum não acabou. Vaults é um desconhecido grupo londrino com vocal feminino que lembra tudo o que você ouviu neste estilo aqui no disco e ainda conta com um instrumental sem muita criatividade, apesar do belo violino.



13 - The Weeknd - "Where You Belong" - Não encontrei para ouvir.

14 - Skylar Grey - "I Know You" - Belíssima balada ao piano de Skylar Grey e merece tocar nas paradas. Foi lançada em single e um clipe vem sendo filmado. Quem sabe agora ela deixa de fazer sucesso apenas com participações em singles de David Guetta e Eminem. Linda e emocionante voz.




15 e 16 - Danny Elfman - "Anna and Christian" e "Did That Hurt?" - O habitual colaborador de Tim Burton e ex-líder da banda Oingo Boingo faz o básico nestas duas performances instrumentais. Não decepciona, mas também não empolga. Só não entendi porque ele resolveu encarar essa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário