quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Crítica: Foxcatcher - a melhor direção de elenco entre os selecionados ao Oscar


Foxcatcher tem um dos mais mentirosos subtítulos já vistos no cinema. Essa história não chocou mundo. No máximo chocou os adoradores de luta, quem conhecia as famílias DuPont e Schultz, além do COI – Comitê Olímpico Internacional. Por outro lado, isso não minimiza o interesse que teremos pelo relacionamento entre John DuPont (Steve Carell) e os irmãos David (Mark Ruffalo) e Mark Schultz (Channing Tatum). Numa trinca fantástica de atuações, veremos como o poder nas mãos de homem multimilionário e cheio de problemas psicológicos pode acabar com a carreira de qualquer profissional que estiver a seus cuidados.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Crítica: O Abutre - indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original


O Abutre é um dos filmes mais originais da temporada. Ele nos permite entrar na mente de um sádico sociopata pelo ponto de vista do próprio. O julgamento moral, neste caso, vem dos próprios acontecimentos que se seguirão. Num determinado momento, o "abutre" diz que não se importa pelas pessoas, porque simplesmente não gosta delas. Isso explica seu total fascínio em filmar ocorrências policiais sanguinolentas e não mostrar menor escrúpulo ao vender tais imagens sem se importar com a reação dos parentes e amigos das vítimas que verão o noticiário. Você torce para que o "abutre" se dê mal a cada nova cena, ou não, se você é daqueles que prefere continuar vendo as imagens geradas pela sua câmera. 

Oscar 2015 - Lista Completa de Vencedores e Indicados

Birdman é o grande vencedor da noite, levando quatro estatuetas, incluindo Filme, Diretor, Roteiro Original e Fotografia.
O Grande Hotel Budapeste e Whiplash levaram três cada. O queridinho Boyhood recebeu apenas o de Atriz Coadjuvante e o campeão de bilheteria Sniper Americano venceu apenas por Edição de Som. Operação Big Hero foi a Melhor Animação.

Veja a lista completa de indicados e vencedores (em negrito). 


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Crítica - Whiplash: Em Busca da Perfeição

"Mais rápido! Mais rápido! Mais rápido..."

Existe um método ideal para alcançar a perfeição? Poucos vão duvidar de que só se chega próximo a tal perfeição com muito treino. A que custo? Tem um limite? No caso de Whiplash, a busca pela perfeição é forçada por um maestro de uma banda de jazz que leva seus músicos ao extremo da pressão psicológica e física. E isso deverá render um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante a J.K.Simmons.