Walter Mitty: "viajante" de mão cheia! |
Walter Mitty (Ben Stiller) é um cara como a maioria dos seres humanos do planeta. Acorda, vai trabalhar, volta do trabalho, dorme, acorda, vai trabalhar... e no meio disso... come, toma banho e quase tem uma vida social. Alguns de nós - e isso varia muito conforme idade e status de relacionamento - até tem uns compromissos... pelo menos aos finais de semana. Apesar de que isso, Walter não tem. Ou melhor, tem sim. Dentro de algumas semanas irá ver sua irmã interpretar Rizzo na peça Grease numa Igreja. É óbvio que Walter precisa de um chacoalhão. Um choque na bunda pra ver se anda, como diria nosso avô. E um dia ele recebe o choque.
Infelizmente Walter tem outro "defeito". Quem de nós não paramos para "viajar na maionese" nos raros momentos que temos conosco mesmo entre um café e a volta ao trabalho, ou aqueles três minutos debaixo do chuveiro antes que nossa consciência nos mande desligá-lo em prol da natureza. Walter "viaja", só que no caso dele é o tempo todo. Dentro de Walter há um tigre querendo correr pelos quatro cantos do mundo, mas no fundo, apesar dele trabalhar numa revista chamada "life" (vida), ele só viaja na "maionese" e no máximo sobrevive. Nessas "viagens" até conquista a mulher de seus sonhos. Que, é claro, existe e ele nunca teve coragem de sequer trocar algumas frases.
Nós já vimos esse filme antes. E o mais interessante é que parece que precisamos ver esse filme a cada tempo. Sei lá. De ano em ano? De semestre em semestre? Alguns de nós precisamos desse empurrão pra movimentar um pouco as coisas e passar a chamar nossa "vida" de vida. Por um motivo muito especial, parece que A Vida Secreta de Walter Mitty, apesar de muito parecido, tem uma diferença essencial com relação aos demais filmes do gênero. Seu personagem principal está no "meio da vida". Temos Antes de Partir com Jack Nicholson e Morgan Freeman á beira da morte saltando de paraquedas, temos um senhor tetraplégico saltando de paraglider em Os Intocáveis, um professor de arqueologia fugindo de bolas gigantes em Indiana Jones e crianças vivendo milhares de aventuras e Os Goonies e suas cópias. Temos centenas desses filmes. Mas não temos um Walter Mitty em filme nenhum. Um cara como nós.
E na trama, ás vésperas da última edição da revista impressa, ele perde o negativo da foto que seria capa. Após alguns sinais que o mundo sempre nos dá, mas que parece nunca vermos, ele viaja atrás desse negativo que deve estar com o fotografo - vivido por Sean Penn. Groelândia, Islândia, Cordilheira dos Andes... essas são apenas algumas das paradas desta jornada de Walter.
A Vida Secreta de Walter Mitty é daqueles filmes que quando termina te faz querer comprar uma passagem no dia seguinte para qualquer lugar. Chutar o emprego entediante e finais de semana em aniversários dos amigos de seu filho que está no jardim de infância - não que ter um emprego seguro e levar seu filho na festa do amigo seja algo ruim e que se tenha que abrir mão, mas de vez em quando... isso é tudo o que realmente precisamos. Dê uma chance a Walter Mitty e chacoalhe um pouco as coisas.
E se você não se encaixa no perfil citado acima, pegue leve! Você faz parte de uma grande minoria.
Abril nas videolocadoras.
Abril nas videolocadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário