quinta-feira, 6 de março de 2014

Woody Allen e seus "odiados" Oscar

Woody Allen  dirigiu 44 filmes em 46 anos...



Poucos sabem, mas Woody Allen talvez seja o diretor que mais criou personagens que renderam Oscar de atuação para seu elenco. Os dele mesmo nunca foi buscar, mas em casa deve ter guardado pelo menos seus quatro que "recebeu" desde sua primeira indicação, em 1978. Allen tem um de Melhor Diretor (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977) e três de Melhor Roteiro Original (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa de 1977, Hannah e Suas Irmãs de 1986 e Meia-Noite em Paris de 2011). E ele recebeu outras vinte indicações ao longo da carreira, incluindo uma de Melhor Ator por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, cinco de Melhor Diretor e o restante como roteirista original.




Dianne Wiest
 Acha bastante? Some ai mais dezessete indicações para seu elenco. Um recorde. Desses, nada menos do que sete atuações saíram vencedoras das cerimônias. Só a atriz Dianne Wiest tem duas estatuetas de Melhor Coadjuvante pelos filmes do diretor: Hannah e Suas Irmãs e Tiros na Broadway (foto). Dentre esses vencedores, apenas um ator que é o veterano Michael Caine por Hannah e Suas Irmãs como coadjuvante. Penelope Cruz e Mira Sorvino também receberam Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seus trabalhos em Vicky Cristina Barcelona e Poderosa Afrodite, respectivamente.

Cate Blanchett dirigida em Blue Jasmine
Se você fez as contas, falta citar dois Oscar de Melhor Atriz. Um deles saiu no último domingo.  Cate Blanchett venceu nesta categoria por seu excelente trabalho em Blue Jasmine. Antes dela, apenas Diane Keaton havia sido premiada na categoria principal por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. 

Woody Allen é o diretor mais prolífico de Hollywood. Dirigiu 44 filmes nos últimos 46 anos. É quase um filme por ano. Se levarmos em consideração que ele demorou três anos entre seu primeiro (O Que Há, Tigresa? de 1966) e seu segundo (Um Assaltante Bem Trapalhão de 1969), então pode-se dizer que ele dirigiu em média, mais do que um filme por ano. Nenhum outro diretor norte-americano tem essa marca. 

Recapitulando, são vinte e quatro indicações ao Oscar para ele e mais dezessete para seu elenco. Acrescente outras doze indicações recebidas por seus filmes: três indicações para Melhor Filme (Noivo Neurotico, Noiva Nervosa, Hannah e Suas Irmãs, Meia-Noite em Paris), cinco indicações para Melhor Direção de Arte (Interiores, Hannah e Suas Irmãs, A Era do Rádio, Tiros na Broadway, Meia-Noite em Paris), duas para Melhor Figurino (Zelig, Tiros na Broadway), uma para Melhor Fotografia (Zelig) e uma para Melhor Edição (Hannah e Suas Irmãs). Ufa!

Sendo assim, seus filmes receberam 53 indicações ao Oscar num período de 46 anos e 44 filmes. E ele sequer foi receber os que ganhou e não dá as caras quando é indicado.

Hoje, Woody Allen, que nasceu em 01 de dezembro de 1935, tem 78 anos. 

Marcia Gay Harden e Emma Stone
em "Magic In The Moonlight"
Seu próximo trabalho chama-se "Magic In The Moonlight" (Mágica ao Luar). Trata-se de uma comédia romântica sobre um inglês (Colin Firth de O Discurso do Rei) empenhado em desmascarar uma falcatrua. Emma Stone, Marcia Gay Harden e Jackie Weaver são as mulheres do elenco. Os japoneses serão os primeiros a verem o filme em Julho. 

Atualmente está enfrentando problemas judiciais numa briga com sua ex-esposa e atriz Mia Farrow. História para outra postagem. 

Hoje só pergunto: será que ele fará um novo filme no ano seguinte? Esperamos que sim. Que sua saúde ajude e sua vontade de continuar também...






Nenhum comentário:

Postar um comentário