quinta-feira, 31 de julho de 2014

Crítica: Divergente - o primeiro da "trilogia em quatro filmes"

Estes são os Audaciosos, apenas uma das cinco Facções


Ver Divergente apenas algumas semanas depois de ter visto A Culpa é das Estrelas e o inédito “The Spectacular Now” é estranho. Não só pela overdose de Shailene Woodley, mas porque aqui ela também contracena com Ansel Elgort e Miles Teller, seus pares românticos nos dois filmes citados, respectivamente. Em Divergente, eles são coadjuvantes de um novo candidato a astro: Theo James, que interpreta Four – não confundir com o protagonista de Eu Sou o Número 4 (2011). Onde foi parar a criatividade desses romancistas de ficção juvenil?

Crítica para Capitão América: Soldado Invernal

Capitão enfrenta um "inimigo" a altura

Meu primeiro contato com Capitão América foi na infância. Adorava aquelas animações, o uniforme, o escudo e meu bonequinho de plástico que sempre vencia a briga com o magrelo do Homem-Aranha. Então cresci pouco me importando com a propaganda ufanista. Desde que a Marvel lançou o primeiro X-Men (00) sonhei em ver Capitão América nos cinemas e quando finalmente o primeiro filme chegou, fiquei triste em perceber que aquele longa de 2011, assim como o primeiro de Thor, eram apenas introduções dos heróis para o filme dos Vingadores. Gostei do elenco e do roteiro focado na período pré-congelamento, mas dava a entender que ele seria eternamente coadjuvante do Homem-de-Ferro. Algo que praticamente aconteceu no filme dos Vingadores, principalmente com toda a “roubação” de cena do Hulk. Quando cofirmaram esta continuação e que ela traria o arco do Soldado Invernal para as telonas, fique mais animado. E eis que termino a sessão do filme de alma lavada.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Festival de Toronto 2014 anuncia filmes a serem exibidos

"While We're Young" com Adam Driver e Amanda Seyfried é um dos filmes exibidos



O Festival de Toronto (TIFF - Toronto International Film Festival) tornou-se um dos mais aguardados do ano, pois sempre anuncia uma lista de premieres com filmes independentes com diversos atores de respeito em Hollywood, assim como uma mistura de diretores consagrados e revelações. Veja quais serão os filmes a serem exibidos no Festival que acontecerá a partir do dia 04 de Setembro:

terça-feira, 15 de julho de 2014

Crítica: Noé e a liberdade artística tomada pelo diretor

Todos querem uma lugar na arca de Noé...

Todo mundo conhece a história de Noé, mas ninguém se lembra exatamente de tudo o que acontece nas páginas de Gênesis destinadas ao filho de Matusalém. Será que o respeitado diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro, O Lutador, Requiem Para Um Sonho) apostou nisso para tomar tantas liberdades artísticas ao realizar esse épico bíblico?

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Culpa é das Estrelas e mais nove longas desta nova geração de filmes sobre a chegada a maturidade!

Se Eu Ficar... mais um que te fará chorar nos cinemas

Filmes sobre adolescentes chegando a maioridade é a mais nova "modinha" de Hollywood. Quem deu start a essa leva de filmes sobre o gênero foi a adaptação do best-seller As Vantagens de Ser Invisível pelas mãos e direção do próprio autor Stephen Chbosky, em 2012. Cult absoluto desta geração, o filme contou com um ótimo livro para servir de base e competente elenco jovem. Recentemente chegou "A Culpa é das Estrelas" aos cinemas. Baseado no best-seller de John Green, gerou grande expectativa desde que a adaptação foi anunciada. Nomes como Emma Watson, Logan Lerman, Shailene Woodley e Milles Teller simbolizam a geração, trabalhando não só em filmes deste gênero, como também em adaptações de filmes de ficção e fantasia para jovens.

Em breve, Se Eu Ficar será lançado e pode solidificar de vez a tenência de filmes no gênero para os próximos anos. A história sobre uma garota em coma é baseada num best-seller feito para o mesmo publico.

Até mesmo o cinema nacional vem arriscando no gênero com lançamentos como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho e Confissões de Adolescente.

Abaixo você confere trailers de dez filmes produzidos no gênero desde 2012. Alguns já lançados, outros em cartaz e mais alguns inéditos por aqui. Começando com A Culpa é das Estrelas...

terça-feira, 1 de julho de 2014

Crítica para o romance adolescente nacional Hoje Eu Quero Voltar Sozinho


Circulo de paixões adolescente...

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um dos mais belos romances adolescentes já produzidos pelo cinema nacional. Simples e delicado. E conseguiu isso lidando com um protagonista cego se descobrindo homossexual num ambiente que transpira bullying e que mora com uma mãe super-protetora em plena adolescência. O diretor estreante Daniel Ribeiro surpreende por evitar cair no melodrama e também por não pesar a mão.