quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia da Mulher - 20 filmes que mostram a Força da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, escolhi alguns filmes sobre mulheres poderosas e obstinadas que mudaram suas vidas e moldaram a realidade de todos que viviam ao seu redor. Algumas delas fizeram o mundo enxergar que igualdade vai muito além de sexo, gênero e condição social, pois trata-se é puro humanismo.




A Cor Púrpura (1986) - Em 1906, numa pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada imediatamente dos filhos, Celie (a triunfante estréia no cinema de Whoopi Goldberg) é doada a Mister (Danny Glover, de Máquina Mortífera), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo





O Custo da Coragem (2003) - Nos anos 90, Dublin era uma verdadeira zona de guerra, com alguns chefes do narcotráfico disputando o controle da cidade. Seu adversário mais poderoso não era a polícia mas sim Verônica Guerin (Cate Blanchett), que investigava e desmascarava os traficantes, dividindo seu tempo entre sua família e seu dever de informar seus leitores e seu país. Do produtor Jerry Bruckheimer e do diretor Joel Schumacher, O Custo da Coragem é um suspense envolvente que vai prender totalmente sua atenção.





Diana (2013) - Diana, conta a emocionante trajetória dos dois últimos anos de vida da famosa princesa de Gales (Naomi Watts). Depois de conhecer o cirurgião paquistanes Hasnat Khan (Naveen Andrewws), Diana vive um intenso romance com o médico, tornando-se então o grande amor de sua vida.





Elizabeth (1998) - A Inglaterra está à beira do caos. Com sua política de repressão aos protestantes, a Rainha Mary I transformou seu reinado num antro de corrupções e intrigas. Após a sua morte, sobe ao trono a Elizabeth Tudor, filha de Henrique VIII e Anna Bolena. Para impedir que o país seja destruído, Elizabeth, agora Rainha da Inglaterra, decide enfrentar todos que conspiram contra o seu reinado. Mesmo que para isso, tenha que abdicar de sua própria vida pessoal em nome de seu povo. Interpretada por Cate Blanchett, que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1998. Um filme forte e tenso, mostrando as intrigas palacianas, que transformaram a jovem Elizabeth conhecida com A Rainha Virgem, que subiu ao trono em 1558 na mulher mais poderosa do mundo.




Eric Brockovich (2000) - Divorciada e com três filhos para criar, Erin começa a trabalhar em um escritório de advocacia. Organizando os arquivos, descobre que uma grande companhia vem poluindo a água consumida pela população de uma pequena cidade da Califórnia. Colocando mãos à obra, com grande tenacidade, consegue mover e ganhar uma ação milionária contra a empresa poluidora.





Estrelas Além do Tempo (2016)1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.





Evita (1996) -  Evita combina os talentos dos super-astros Madonna e Antonio Banderas, para uma visão da carismática e controvertida Eva Perón. Narrado por Che (Banderas), Evita (Madonna) abandona uma infância pobre para realizar seus sonhos em Buenos Aires na década de 40. Com uma carreira meteórica, Evita se casa com Juan Perón (Jonathan Pryce), passando de atriz de filmes inexpressivos para a alta sociedade, quando interpreta o maior papel de sua vida: a Primeira Dama da Argentina.





Frida (2002) - De sua relação complexa e duradoura com seu mentor e marido, Diego Rivera, passando por seu controverso e ilícito caso com Leon Trotsky e seus provocantes envolvimentos românticos com outras mulheres, Frida Kahlo levou uma vida intensa e sem limites como uma revolucionária política, artística e sexual. O filme retrata a história da vida que Frida Kahlo (Salma Hayek) compartilhou abertamente e sem medos com Diego Rivera (Alfred Molina), quando o controverso casal revolucionou o mundo artístico.




Histórias Cruzadas (2011)Quando Skeeter (Emma Stone) resolve se tornar escritora, começa a entrevistar as mulheres negras da pequena cidade de Jackson, no Mississipi dos anos 60, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca.





Joana D'arc (1999) - Em 1429, a França vive um período de turbulência política e religiosa. É neste cenário que Joana D'Arc, jovem camponesa de 19 anos, leva ao rei uma mensagem que ela atribui a Deus: dar-lhe um exército, com o qual ela defenderá o reino do ataque dos ingleses. Mas a jovem mística e lutadora conhecerá um destino trágico.




Livre (2014) - O filme narra a história real de Cheryl Strayed. Após a morte precoce de sua mãe, ela se afunda no mundo das drogas e acaba se divorciando. Decidida a mudar, ela resolve se lançar na natureza, percorrendo uma trilha de 1770 quilômetros.





Menina de Ouro (2004) - Maggie Fitzgerald entra em ginásio a fim de se tornar uma lutadora de boxe profissional. Maggie traz consigo um talento não-lapidado, uma determinação inabalável e uma tremenda força de vontade. Mais do que tudo, porém, deseja que alguém acredite nela. Por não desejar - ou por não ser capaz de - desistir do seu objetivo de vida, Maggie se entrega totalmente ao treino diariamente, encorajada apenas por Scrap. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie acaba por aceitar treiná-la. 




Olga (2004) - Olga Benario (a estreante em cinema Camila Morgado) é uma judia alemã que abandona a família para se dedicar à militância política no partido comunista de seu país. Em meados da década de 30, enquanto estava na Rússia, recebe a missão de se passar por mulher do brasileiro Luis Carlos Prestes (Caco Ciocler, de Sexo, Amor e Traição) durante sua viagem de volta ao Brasil, onde entrará clandestinamente. Cada vez mais próximos, os dois acabam se apaixonando de verdade, e Olga decide ficar no Brasil ao lado de Prestes para ajudá-lo a derrubar a ditadura de Getúlio Vargas (Osmar Prado, de Desmundo). Mas o plano não dá certo, e os dois acabam presos. Mesmo grávida, Olga é deportada para a Alemanha nazista e vai parar num campo de concentração.





Philomena (2013)Philomena é uma história verdadeira sobre a procura de uma mãe por seu filho perdido. Grávida na adolescência em 1952, na Irlanda, Philomena Lee foi enviada ao Convento de Roscrea para ser cuidada, tida como uma mulher em desgraça. Quando seu bebê tinha apenas dias de vida, foi levado pelas freiras para ser adotado por americanos. Philomena passou os cinquenta anos seguintes procurando por ele em vão. Ela então conhece Martin Sixsmith, jornalista politico que fica intrigado com sua história. Juntos, partem para os Estados Unidos em uma jornada que não só revela a extraordinária estória do filho de Philomena, mas também cria um inesperado laço entre eles.  




O Silêncio dos Inocentes (1992) - Agente do FBI é destacada para encontrar assassino que tira a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo. Terceiro filme a receber os cinco principais Oscars: filme, direção, ator, atriz e roteiro. Do best-seller de Thomas Harris.







As Sufragistas (2015)No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuíam o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts, sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.






Terra Fria (2005) - Charlize Theron interpreta Josey Aimes, uma mulher que retorna à sua cidade natal, em Minnestoa, depois de um casamento mal-sucedido, e procura um novo trabalho para sustentar a família. Mãe solteira de dois filhos, ela aceita um emprego numa das ocupações mais comuns da região: operária de uma mina de ferro. Além da dura jornada diária, aimes ainda tem que lutar contra o preconceito e o assédio sexual. Assim, decide lutar pelos seus direitos e ideais. Toda sua luta contra a injustiça no trabalho inspirou e continua inspirar até hoje um incontável número de pessoas.





Transamerica (2005) - Bree é uma transexual que sonha se tornar uma mulher completa. A um passo da operação que realizará seu desejo, ela descobre ser pai de um garoto de 17 anos. Por ordem de sua terapeuta, Bree vai ao encontro do filho, um jovem envolvido com drogas e prostituição e com um passado tão complicado quanto o dela. Com medo de lhe contar a verdade e sem ter como ignorá-lo, eles embarcam numa viagem que pode mudar suas vidas e revelar a eles mesmos quem realmente são.





Tudo Sobre Minha Mãe (1999) - Esteban completa 17 anos. Para comemorar, Manuela (Cecilia Roth), sua mãe, o leva ai teatro para ver a peça "Um Bonde Chamado Desejo". Enquanto esperam um autógrafo da atriz que interpreta Blache Dubois, Huma Rojo (Marisa Paredes), Manuela confessa emocionada a Esteban que interpretou esse mesmo papel há 20 anos, junto com o pai dele, de quem Estaben não sabe nada. Como presente de aniversário, Manuela promete contar a ele tudo sobre seu pai. Mas um acontecimento inesperado a impede de falar com Esteban. Desde esse dia Manuela guarda um caderno de seu filho, com anotações para um história intitulada Tudo Sobre Minha Mãe, e promete a si mesmo sair em busca de "Lola", que antes se chamava também Estaban e agora, como travesti, se apresenta como mulher - e é o pai de seu filho. 





What Happened, Miss Simone? (2015)A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário