Spike Lee na época de Milagre em Sta. Anna |
Nascido em 20 de Março de 1957, em Atlanta, na Georgia. Filho de músico de jazz e de professora, a educação doméstica influenciou totalmente em sua carreira como cineasta.
Spike Lee sempre lutou pelo direitos civis dos afro-americanos nos EUA, seja nas ruas em sua juventude, em seus filmes no começo da vida adulta e sempre. No ano passado, boicotou a cerimônia do Oscar devido a ausência de negros entre os indicados.
No começo da carreira, sempre abordagens a questão do negro na sociedade norte-americana, mas com o tempo passou a fazer filmes mais comerciais (cinemão!) e durante seus 30 anos de carreira, teve muitos altos e baixos.
Hoje em dia está em baixa, pois recentemente aceitou a missão desnecessária de refilmar o sul-coreano "Oldboy" para Hollywood e o filme não chegou aos pés do original.
Fiz um Top 7 com os meus filmes preferidos do diretor.
Samuel L. Jackson em "Faça a Coisa Certa" |
1989 - Faça a Coisa Certa - Pregador da consciência negra exige que o dono de uma pizzaria de um bairro de predominância negra de Nova Iorque troque as fotos de ídolos brancos por fotos de astros de cor. A recusa dá início a um boicote contra o estabelecimento que culmina em tragédia.
Denzel Washington como "Malcolm X" |
1990 - Malcolm X - A vida e a obra de um dos maiores denunciadores do racismo nos EUA. Lutador incansável, Malcolm X foi um verdadeiro representante dos desejos e sonhos dos negros americanos. Polêmico, converteu-se ao Islamismo e foi assassinado aos 39 anos, justamente quando começava a pregar a tolerância.
Harvey Keitel, Mekhi Phifer e John Turtursso em "Irmãos de Sangue" |
1995 - Irmãos de Sangue - Agente que carrega drogas para traficantes é acusado por crime que não cometeu. O irmão, rapaz honesto, confessa o crime. Dois policiais estão encarregados da investigação: Um, está interessado em uma captura fácil; o outro, não descansará enquanto não encontrar o verdadeiro culpado.
Denzel Washington em "Jogada Decisiva" |
1998 - Jogada Decisiva - Jake Shuttlesworth (Denzel Washington) está cumprindo pena há 15 anos na prisão, por causa da morte de sua esposa. Seu filho, Jesus (Ray Allen), é o melhor jogador de basquete da liga escolar americana. Uma semana antes de Jesus responder a uma carta de intenção de faculdade, Jake ganha uma suspensão temporária de sua pena. O governador quer que Jesus vá para a faculdade do estado e para isso conta que Jake consiga persuadir o filho para mudar de opinião sobre para qual faculdade irá.
John Leguizano dançando com Mira Sorvino em "O Verão de Sam" |
1999 - Verão de Sam - Nada foi mais quente que o verão de 1977 na cidade de Nova York. Enquanto as temperaturas subiam insuportavelmente, a cidade "cozinhava" em seu próprio calor, suor e energia. As coisas começaram a mudar e as pessoas ficaram um pouco tensas e loucas. Saqueadores invadiram as ruas quando um blackout mergulhou Nova York no escuro e no medo: um psicopata misterioso começou a matar a esmo durante a noite. Chamado de o Filho de Sam pelos jornais que contavam lugubremente sua diversão assassina, o matador que usava uma arma calibre 44 aterrorizou a cidade com uma série de assassinatos terríveis. Com a mídia fazendo seu papel de alimentar o medo e a paranóia, a cidade tornou-se um canteiro fértil de suspeita e pânico, chamando a atenção não apenas de toda Nova York, mas também do mundo inteiro. O verão de 1977 transformou-se em "O Verão de Sam".
Brian Cox e Edward Norton em "A Última Noite" |
2002 - A Última Noite - O indicado ao Oscar Edward Norton lidera um grande elenco neste filme do aclamado diretor Spike Lee (Faça a Coisa Certa). Em apenas curtas 24 horas, Monty Brogan (Norton) irá para a prisão por sete anos. Ele está prestes a dizer adeus à sua vida.. Neste último dia de liberdade, Monty tenta reencontrar seu pai (Brian Cox - X-Men 2) e dois grandes velhos amigos, Jacob (Philip Seymour Hoffman - Quase Famosos) e Slaughterry (Barry Peper -À Espera de um Milagre). E também rever sua namorada, Naturelle (Rosário Dawson - MIB Homens de Preto), quem provavelmente (ou não) o dedurou aos policiais. Monty não tem muitas certezas sobre estes dias, mas o tempo está correndo, há escolhas a serem feitas enquanto ele se esforça por se redimir na última noite.
Clive Owen em "Plano Perfeito" |
2006 - Plano Perfeito - Um drama imprevisível e cheio de tensão. Quatro pessoas vestidas com uniformes de pintor entram no movimentado banco Manhattan Trust. Em poucos minutos elas controlam o local para realizar um assalto bem elaborado. Após a notícia ser divulgada, chegam ao local os detetives Keith Frazier (Denzel Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor), que têm como missão fazer contato com o líder dos assaltantes, Dalton Russell (Clive Owen). Os detetives trabalham com o auxílio do capitão John Darius (Willem Dafoe) e esperam que a situação seja resolvida rapidamente. Porém eles não contavam com a frieza e inteligência de Russell, que parece estar sempre um passo à frente das ações da polícia. Quando a capacidade de Frazier começa a ser posta em dúvida surge Madeline White (Jodie Foster), uma poderosa jogadora que solicita um encontro particular com Russell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário