quarta-feira, 12 de abril de 2017

13 Reasons Why: E se Hannah ainda estiver viva?



Pra começar, um aviso aos que ainda não viram o novo seriado sensação da Netflix: o título desta notícia não é um spoiler. Todos sabem que os 13 episódios de 13 Reasons Why gira em torno do suicídio de uma garota chamada Hannah - curiosamente um nome que pode ser lido de trás para frente. Hum!

SÓ LEIA A PARTIR DE AGORA SE TIVER ASSISTIDO TODOS OS EPISÓDIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA:

Dois detalhes importantes estão levantando questões sobre uma mínima chance de que Hannah não tenha se matado. Como assim? Quando li pela primeira vez, também fiquei tipo "Hummmmmm?", mas vamos aos dois fatos.

1 - Na edição de aniversário de 10 anos do livro, lançado quando a Netflix já havia comprado os direitos de exibição, há um final alternativo em que ela falha ao tentar o suicídio. Na hora pensei: "Tudo bem, mas os produtores resolveram filmar o final original."

2 - Quem aí reparou na data que aparece nas gravações do último episódio com os depoimentos dos alunos? Veja:


Por que a data está no futuro?

Lembram que ela se matou após o retorno das férias de verão nos EUA? Férias estas que começarão apenas em Junho. Sendo assim, em nosso tempo real (31/03 - quando o seriado foi disponibilizado) ela ainda está viva! Mais do que isso, Bryce ainda não estuprou Jessica e Hannah. Sheri ainda não causou o acidente que matou Jeff e ele ainda está vivo. Mr. Porter ainda não disse para Hannah deixar pra lá o que aconteceu com ela...

E esta é a verdadeira mensagem que o seriado quis passar nas entrelinhas. Hannah ainda vive! Ou melhor, a Hannah da sua escola e da escola de seus filhos, ainda está viva. Então, que tal olhar com mais atenção e menos preconceito para as pessoas que dividem contigo seu espaço de convívio para, quem sabe, evitar que eventos como esse possam acontecer?

O que me leva a justificar o motivo 1 mais acima: O próprio autor, no fundo, gostaria que ela tivesse falhado na tentativa de suicídio.

Não acredito que alguma temporada futura do seriado - se é que haverá alguma - trabalhe com essa possibilidade, mas no mundo da ficção, tudo é possível. Infelizmente, só na ficção dá pra mudar o jogo desta forma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário