terça-feira, 18 de abril de 2017

Por onde anda Rick Moranis - o cientista que "encolheu as crianças"?



Hoje é o aniversário de 64 anos do ator e comediante Rick Moranis, presente em várias comédias dos anos 80 e 90. Mas por onde ele anda?

Rick Moranis foi revelado na TV no começo dos anos 80, mas só tornou-se um rosto conhecido em 1984, quando foi o coadjuvante que roubou a cena em dois sucessos. Ele viveu um empresário mala de uma rock star em Ruas de Fogo e o vizinho estranho de Sigourney Weaver em Ghostbusters - O Caça-Fantasmas. 

Depois disso, estrelou várias comédias de sucesso como Chuva de Milhões (85) e a refilmagem de A Pequena Loja de Horrores (86). Inesquecível é seu Dark Helmet de S.O.S. - Tem Um Louco Solto no Espaço (87), personagem que satirizava Dart Vader de Star Wars. Em 1989, além de estrelar a comédia Meu Pequeno Paraíso e retornar para Ghostbusters 2, estrelou seu grande sucesso como protagonista: Querida Encolhi as Crianças. 

Ele interpretou o cientista Wayne Szalinski por mais duas oportunidades: Querida, Estiquei o Bebe (91) e Querida, Encolhi a Gente (97) - encerrando a carreira de ator. Muitos ainda se lembrarão de seu Barney Ruble para a versão live-action de Os Flintstones (94), produzida por Steven Spielberg.

Longe dos cinemas há 20 anos, Querida - Encolhi a Gente foi seu último trabalho atuando nas telas. Desde então, apareceu apenas dublando personagens animados. Inclusive, ele faz a voz de Rutt em Irmão Urso (2003), sua continuação e no video-game. 

Em 1991, Moranis perdeu sua esposa para o câncer de mama. Nos anos que se seguiram, sofreu para criar os dois filhos como pai viúvo e, por isso, escolheu cuidar de casa. 

Apesar de ter se recusado a fazer uma ponta na refilmagem de Os Caça-Fantasmas (16), sempre que pode aparece nas convenções de fãs e ainda grava discos de comédia. 

Separei algumas cenas inesquecíveis do ator:

Nenhum comentário:

Postar um comentário