![]() |
Chef vai despertar o cozinheiro que há dentro de você. |
Chef é um filme delicioso. Sim, trata-se de uma frase de duplo sentido. Sem a obrigação de agradar um grande estúdio, Jon Favreau (diretor de Homem-de-Ferro 1 e 2) produz, escreve, dirige e atua em seu filme mais simpático. Além de proporcionar uma sessão pra deixar salivando do começo ao fim, ainda conta com bons amigos coadjuvando.
Jon Favreau é um ator que se tornou diretor. Atuou em vários filmes nos anos 90 (e continua até hoje), até que arriscou na direção com Crime Desorganizado (01). Seguiram-se Um Duende em Nova York (03) e Zathura (05), antes de se enveredar pelo "Tony Stark da Marvel", e ainda dirigiu a super-produção Cowboys & Aliens (11). Sendo assim, percebe-se que suas origens estão na comédia. Em Chef, pode-se dizer que seu personagem faz exatamente o que Favreau fez, ao voltar a dirigir uma comédia de baixo orçamento.
Carl Casper (Favreau) é o melhor Chef da cidade. Prepara o menu do restaurante mais renomado de Los Angeles há vários anos. Para chegar a esse ponto, desde que foi descoberto trabalhando num trailer de lanches dez anos antes, precisou trabalhar muito. Isso lhe custou o casamento (com Sofia Vergara) e o acompanhamento do crescimento de seu filho, que ele só vê a cada duas semanas por apenas dois dias. Pra piorar, ficou escravo de seu próprio talento, ao não conseguir mais colocar em prática sua criatividade culinária em prol do menu que é um sucesso há cinco anos e defendido a qualquer custo pelo dono do restaurante (Dustin Hoffman, sempre excelente). Quando o crítico mais ferrenho da cidade (Oliver Platt) faz uma nova visita ao restaurante e percebe que nada mudou desde sua ultima visita, acaba por criticar severamente a mesmice, cuja repercussão nas mídias sociais desmoronará a carreira de Casper. Um retorno ao trailer de lanches é sua única saída para voltar a cozinhar como profissão.

No elenco, além dos citados acima, ainda aparecem dois parceiros da série Homem de Ferro (Robert Downey Jr e Scarlett Johansson - acima). Além de John Leguizano, que sempre é agradável quando também não exagera na personificação.
A cereja do bolo é toda a orquestração culinária. As receitas mostradas são de salivar. Desde os pratos mais sofisticados, até mesmo um "simples" sanduíche cubano de pernil.
Uma comédia que não é pra grandes gargalhadas, mas que mantém o sorriso no rosto e cumpre o dever de agradar. Só não aconselho conferir de estômago vazio, porque senão terá que apertar o pause para atacar a geladeira ou pilotar o fogão antes do filme acabar.
Dezembro nas vídeo locadoras.
Dezembro nas vídeo locadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário