sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O que ver neste final e semana nos cinemas e nas videolocadoras!

Liam Neeson e Jason Statham são os destaques em cinema e home video

Como prometido... dicas de filmes para o final de semana prolongado de Carnaval. O que ver e o que não ver nos cinemas e as várias opções que chegaram nas videolocadoras.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Crítica para Amor Bandido com Matthew McConaughey

Matthew McConaughey é Mud num dos melhores filmes do ano


Amor Bandido - que nome mais ordinário para este filme - é, ao lado de O Verão da Minha Vida, um dos melhores filmes sobre crescimento lançado nos últimos meses. Esqueça o tema do título em português, pois trata-se da história de amizade entre um garoto de 11 anos chamado Ellis (o ótimo Tye Sheridan de A Árvore da Vida) e um desconhecido que ele e seu amigo Neckbone encontraram morando nos destroços de um avião numa ilha um pouco distante. Ele diz que está esperando sua namorada ir buscá-lo e que precisa ficar escondido até lá. É claro que os garotos, extremamente curiosos em descobrir mais sobre o novo amigo, partem a busca de pistas que os levam a descobrir cada vez mais sobre Mud - o estranho. 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

E (finalmente) o Oscar vai para... (atualizado com os vencedores)

"Oscar" e seus indicados...


Este ano a cerimônia do Oscar acontecerá no segundo dia do terceiro mês do ano. Ou melhor, depois de um bimestre ainda estão premiando filmes lançados no ano passado. Aqui no Brasil não sentimos tanto esse efeito, pois as distribuidoras se programam para lançar os filmes poucas semanas antes da festa. Lá nos EUA, o filme é obrigado a entrar em cartaz em Nova York e Los Angeles no máximo até 31/12 para ser elegível.

A premiação acontecerá no Domingo de Carnaval. Sem a exibição da TV Aberta (Rede Globo exibirá apenas flashes durante o desfile das Escolas de Samba do Rio), brasileiro que não tem o canal TNT em casa, ficará sem assistir. Uma das opções on line é acompanhar minha cobertura via Facebook da 100% Video - estarei postando todos os detalhes e, principalmente, o nomes dos vencedores em tempo real.

E a principal pergunta é essa... afinal, o Oscar vai para quem?

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Gravidade - a melhor direção do ano!

E o Oscar de Melhor Direção vai para...

Prepare-se para um exercício de tensão que não se vê há muito tempo nas telas. O diretor Alfonso Cuaron de obras excepcionais como A Princesinha (95), E Sua Mãe Também... (01), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (04) e Filhos da Esperança (06), nos brindou com mais uma obra-prima.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Por que "Happy" deveria vencer o Oscar de Melhor Canção?

Pharrell Williams não poderia estar mais "Happy"


2013 foi o ano de Pharrell Williams na música. Ele escreveu, cantou e produziu a música mais tocada do ano no mundo: "Blurred Lines" de Robin Thickle. Ele cantou, co-escreveu e co-produziu a segunda música mais tocada do ano e a vencedora do Grammy de Melhor Canção: "Get Lucky" do Daft Punk. Por fim, ele escreveu, produziu e cantou a canção tema do filme que foi a segunda maior bilheteria de 2013: "Happy" de Meu Malvado Favorito 2. Essa música, inclusive, é a mais tocada no mundo há três semanas - segundo o Global Track Chart.

Ela é uma das indicadas ao Oscar de Melhor Canção, cuja estatueta será entregue no dia 02/03. 

Este ano a briga está acirrada. Temos a vencedora do Globo de Ouro "Ordinary Love" do U2, a favorita "Let It Go" de Frozen e "The Moon Song" com Karen O de "Ela". Ou melhor, a minha torcida é minoria. Os clássicos vão torcer pela Disney, os fãs de música pop/rock vão torcer pelo U2, os "alternativóides" vão torcer por "The Moon Song" e estarei "sozinho" na torcida de "Happy". Ok. Os fãs dos Minions que ligaram a música ao produto e os da modinha Top 10 também devem torcer, mas esses sequer vão assistir a cerimônia.

Por que acho que "Happy" deveria vencer? Simples. Porque é a melhor e contém o que há de melhor na música pop hoje.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O (novo) Quarteto Fantástico está escalado!

O reboot estréia em 18/06/2015!


Lembro, quando criança, que um dos meus personagens preferidos em desenhos animados de super-heróis era O Coisa. Naquela época nem sabia da existência dele em quadrinhos. E me dava agonia de vê-lo tentando pegar as coisas sem sucesso com aquela mão de pedra. Tive vários pesadelos em que não conseguia pegar coisas como copos, porque minhas mãos estavam grossas. Um personagem fascinante. Sempre quis vê-lo nos cinemas junto com o Quarteto, mas há dez não saiu como sempre sonhei.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Guardiões da Galáxia - o passo mais arriscado da Marvel

Conheça os Guardiões da Galáxia e veja o trailer


Foi disponibilizado na noite de ontem, o primeiro trailer completo de Guardiões da Galáxia. Ninguém os conhece, ou melhor, alguns fãs mais radicais de quadrinhos conhecem, mas a grande maioria dos brasileiros que leram HQ algum dia na vida não conhecem. Será a primeira vez que a Marvel, desde que lançou Blade (98), dará um tiro tão no escuro. 

Na trama, para fugir do sempre persistente Ronan (Lee Pace - Thranduill de O Hobbit), Peter (Chris Pratt de Ela) é forçado a uma difícil missão com um quarteto de desajustados: Rocket Raccoon um guaxinim atirador (voz de Bradley Cooper), Groot um humanoide em forma de árvore (voz e movimentos de Vin Diesel), a mortal e enigmática Gamora (Zoe Saldana de Avatar e Star Trek) e o vingativo Drax - O Destruidor (o lutador Dave Bautista). Mas quando Petter descobre o verdadeiro poder de um "Globo" e a ameaça que ele impõe ao cosmos, ele deve fazer o seu melhor para guiar seus rivais para uma última e desesperada resistência - com o futuro da Galáxia na balança.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Thor: Mundo Sombrio e a nossa oportunidade de rever Loki

Tom Hiddleston rouba todas as cenas com seu Loki

Muitos acreditam que o melhor de Thor: Mundo Sombrio seja a própria evolução da produção nos cinemas. Esta continuação é melhor do que o primeiro em vários sentidos. Enquanto o primeiro parecia apenas um prólogo desleixado com a intenção de apresentar o personagem para Os Vingadores, este segundo vai muito além. A trama, passada muito mais em Asgard do que na Terra, é bem mais acaba e interessante. Chris Hemsworth cresceu como ator nos anos que passaram. E não só ele, Idris Elba passou a ser uma atração a parte como Heimdall desde que interpretou Mandela no filme homônimo ainda inédito no Brasil. Christopher Eccleston (GI Joe 2) também convence sob pesada maquiagem, apesar de que ele havia me impressionado muito mais em sua participação na primeira temporada de Heroes como o "homem invisível". Na minha opinião, o melhor desta continuação é poder rever Loki.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mark Romanek - O novo clipe do U2 e outros 17...

Novo clipe do U2 - do mesmo diretor de "Não Me Abandone Jamais"

O diretor Mark Romanek realizou dois ótimos filmes. Em Retratos de Uma Obsessão (02) torna-se o primeiro a escalar Robin Williams como vilão. Em Não me Abandone Hamais (10) acabou revelando o novo homem-aranha Andrew Garfield e ainda conta com a excelente Carey Mulligan (Drive, O Grande Gatsby). Uma pena que tenha dirigido apenas dois longas, pois já se passaram doze anos desde o primeiro.

O forte de Romanek é mesmo Videoclipes. Ele dirigiu mais de quarenta. Alguns dos melhores já feitos para determinados artistas como Madonna, Michael Jackson e Mick Jagger - pra citar apenas os maiores dentre os maiores. Soma nada menos do 20 VMAs em sua casa. 

Esta semana, o diretor voltou a ser destaque quando o videoclipe mais recente da banda U2 chegou a internet: "Invisible". Ele havia ficado 8 anos sem dirigir clipes, mas ano passado trabalhou em "Picasso Baby" de Jay-Z e agora abre 2014 com esta primeira parceria com a banda irlandesa.

Então meu último post desta semana é simplesmente uma coletânea de seus clipes mais famosos. Ótima música, sempre. Divirtam-se e tenham um excelente final de semana. O clipe de Bono e Cia? Tá lá no fim... 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Baseado em História Real de um Fato Verídico que Conta a Verdade do que Aconteceu Mesmo...



Hoje olhei com mais atenção no cartaz de "Rush - Alta Velocidade". A tradução não é lá essas coisas, como sempre, mas está lá aquela frase terrível para quem gosta do português bem escrito: "Baseado em Uma História Real". Se é história é real. Esse mesmo erro é comum para "fato verídico", pois se é fato, é verídico. Tudo bem, é assim há anos e pelo jeito vai continuar. Não sou lá grande mestre da língua portuguesa e neste post mesmo devem aparecer erros aqui ou ali, mas tudo tem limite.

Tem outros casos horríveis como traduzir o título no subtítulo: "Taxi Driver - O Motorista de Táxi". Ou simplesmente quando não se traduz para a língua portuguesa e o brasileiro que não teve instrução decente da língua inglesa durante o ensino médio não tem ideia do que significa "Batman Begins (ou Bejins, como diziam alguns). E as traduções que mudam todo o sentido do título original como, por exemplo, "Encontros e Desencontros", que no original é "Lost In Translation" (Perdidos na Tradução) - cujo significado faz muito mais sentido do que a nossa versão. E ainda tem aqueles títulos que contam o final do filme, como por exemplo, O Sacrifício com Nicolas Cage. O nome original é "The Wicker Man". E quem viu o filme sabe que esse tal sacrifício é contar o final do filme.

OK. Isso aí em cima é fichinha para alguns outros casos. Dá até pra engolir quando eles abusam da nossa paciência com títulos ridículos. Difícil é aturar erros grotescos. Caras que sequer viram o filme e acham que podem traduzi-los. Ou até sabem do erro, mas pensam: "eles nem vão perceber".

Longe de querer esgotar o assunto ou a lista de títulos com TRADUÇÃO ERRADA, fiquem a vontade em citar outros casos nos comentários. E eu ainda posto a arte de capa. Mato a cobra e mostro o pau. Veja a lista:

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nebraska - "Quem Quer Ser Milionário?"

Bruce Dern em seu melhor papel na carreira


Eu acho assustador ver um filme sobre a velhice. Fico imaginando: "Eu seria esse tipo de idoso?". E por mais que encontremos por ai velhinhos alegres perto da reta final, não sabemos ao certo o quanto daquilo é real. Geralmente vejo o fim da vida como algo extremamente triste. Ainda que me considere uma pessoa otimista. Nos filmes, quase sempre eles carregam toneladas de arrependimentos por coisas feitas ou que deixaram de ser feitas. Mal conseguem andar, ver, ouvir... estão sempre doentes, com dores... Já não dizem mais coisas com tanta sobriedade, isso se ele deu a sorte de ainda manter alguma boa saúde mental. Por mais que um filme seja ficção, sabemos que há um estudo atento para o desenvolvimento daquele personagem. Talvez podemos dizer que chegamos mais perto da mente de um idoso vendo um filme do que conversando com eles. Pelo menos é a impressão que tenho. E provavelmente eu esteja errado, o que me assusta ainda mais.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Shirley Temple - a ex-garota prodígio de Hollywood - morre nos EUA

Shirley Temple em "O Pássaro Azul"

Quando pensamos em crianças prodígio do cinema, ainda pensamos em Macaulay Culkin. Não estou falando sobre astros que começaram timidamente em Hollywood como Jodie Foster, Christian Bale, Kirsten Dunst ou Scarlett Johansson e tornaram-se o que são. Estou falando sobre meteoros. Crianças que lideraram bilheterias e que ganharam Hollywood ainda crianças, antes de tornarem-se astros na fase adulta. Boa parte deles, como Culkin, mal passaram a adolescência na ativa e já caíram no esquecimento. 

Shirley Temple foi um caso diferente.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Minha namorada é um software...

Theodore diverte-se "com" Samantha

O que é exatamente o amor? É quantidade? É tempo e duração? É físico? É psicológico? Quem somos nós para respondermos essa questão? No máximo conseguimos acreditar no que nós mesmos estamos sentindo. Que estamos amando uma pessoa por um determinado tempo, até que algum acontecimento faça com que mudemos de opinião. Ou não. Responder essa questão em nome de outro alguém é surreal. A maioria responde que Amor tem uma definição para cada pessoa ou que Amor não se define, se sente. Se esta última hipótese é levada em consideração por tantos e tantos seres humanos, estes mesmos não podem julgar esse sentimento. Só podemos sentir amor por pessoas do sexo oposto? Não podemos sentir amor por pessoas do mesmo sexo? E por outros animais? E pessoas da nossa família? E por programas de computador? Se amor é algo que se sente e não se define, a ideia colocada pelo diretor Spike Jonze no excelente "Ela" é totalmente plausível. Podemos nos apaixonar por uma voz de computador? Assim como muitos relacionamentos dos últimos anos nasceram em chats de relacionamento?

domingo, 9 de fevereiro de 2014

É quase Scorsese, mas é só David O.Russell e seus amigos!

Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jeremy Renner e Jennifer Lawrence: O elenco do ano!

"Perai!" Tem dois filmes de Scorsese concorrendo ao Oscar de Melhor Filme este ano? Ok! O diretor David O.Russell (O Vencedor, O Lado Bom da Vida) quis homenagear tanto os anos 70 que muita coisa em "Trapaça" remete aos filmes de Scorsese da época, incluindo a ótima ponta de Robert De Niro. Tudo neste longa cheira aos 70. Desde maquiagem, figurino, cabelos, trilha-sonora e até mesmo a fotografia. Não que esta homenagem garanta um filmaço. Infelizmente não. "Trapaça" chega a ser até mesmo confuso e entediante em alguns momentos, mas as ótimas interpretações do elenco, principalmente do irreconhecível Christian Bale e da inebriante Jennifer Lawrence, seguram a bola até o excelente final.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O Exército de Um Homem Só (com uma equipe?!?!)

Arnold Schwarzenegger: Ele disse que voltaria!

Se você tem mais de 30 anos lembra disso, mas se ainda não chegou lá apenas ouviu falar. Os brutamontes dos anos 80. Durante aquela década nomes como Sylvester Stallone, Arnold Schawzenegger, Bruce Willis, Mel Gibson, Jean Claude Van Damme, Steven Seagal, Dolph Lundgren e Chuck Norris eram ligados a filmes que lideravam bilheterias. A histórias eram sobre homens que haviam comido o pão que a Guerra Fria amassou e tiveram que sair no braço e "no tiro" com algum lutador ou exércitos inteiros. Rambo, Rocky, Comando Para Matar, Braddock e todos os filmes com Van Damme. O ápice do gênero se deu em 1985, quando Sly colocou seu Rambo 2 na 2ª posição do ano nos EUA e seu Rocky IV na terceira. Até que um dia passaram a não se levar tão a sério e surgiram heróis como Martin Riggs de Máquina Mortífera e John MCLane de Duro de Matar. A risada era mais presente do que a violência.  Depois disso essas franquias marcaram presença no top 10.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Uma Aventura Dublada Lego, e “só dublada mesmo moço!”

Líder de bilheteria por onde estreou!

Durante muitos anos eu pensei que brasileiro adorasse filmes legendados. Somos uma das poucas nações a ver filmes tantos filmes legendados. Depois de alguns anos percebi que nós gostamos mesmo é de filmes Hollywoodianos. Os únicos países com potencial pra ver mais filmes legendados do que nós preferem seus próprios filmes (Índia, China). Temos o México, mas lá eles tem o inglês como segunda língua, praticamente. Aqui não falamos inglês. Sendo assim, vemos tantos filmes legendados, simplesmente porque adoramos filmes hollywoodianos e não temos uma formação decente nesta língua. Azar o nosso? Não. A partir de agora é "azar o seu" que gosta de animações legendadas.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Marvel de Fases

A primeira fase está completa. A segunda em andamento. A terceira agendada.
Se tem duas coisas que me dão medo de verdade é de que o autor George R.R. Martin morra antes de terminar de escrever os dois livros faltantes de As Crônicas de Gelo e Fogo ou de que eu mesmo morra antes que a Marvel termine de estrear todos os filmes de todas as fases que virão.

Não sei se você sabe, mas atualmente os filmes produzidos pela Marvel/Disney são lançados em Fases. A primeira fase iniciou-se com Homem-de-Ferro (08), seguido por O Incrível Hulk (08), Homem de Ferro 2 (10), Thor (11), Capitão América (11) e terminou com Os Vingadores (12). Foram seis filmes em cinco anos.

 A segunda fase foi iniciada por Homem-de-Ferro 3 (13) e seguida por Thor: Mundo Sombrio (13). Que é onde estamos hoje. Para completar esta segunda fase já estão em fim de produção Capitão América: Soldado Invernal que será lançado em Abril e Guardiões da Galáxia que chega em Agosto. A segunda fase será encerrada com Os Vingadores 2 que estréia apenas em Maio de 2015. Serão cinco filmes em três anos. Ótimo progresso.

Frozen - Uma Aventura Musical Clássica e Congelante

Idina Menzel dubla Elsa - a Rainha da Neve e canta a canção indicada ao Oscar: "Let It Go".

Depois que a Disney voltou a ser a antiga Disney no começo dos anos 90, ela fez três animações dignas das maiores de todos os tempos: A Bela e a Fera (91), Alladin (92) e o Rei Leão (94). A Pequena Sereia (89) quase chegou lá, mas foi o ponta-pé. Após isso fez algumas boas animações e outras não tão boas. Muito depois disso somente umas bem fraquinhas.

Um ano após Rei Leão surgiu a Pixar com Toy Story (95) e levou a animação para um outro nível. Roteiros mais elaborados, tecnologia de ponta, mas pouco musical. Apesar das escorregadas desde que a Disney comprou-os, ainda são os melhores entre os melhores. 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


Phillip Seymour Hoffman: perdeu a luta contra as drogas.


Foi encontrado morto em Nova York na tarde deste Domingo (02), o corpo do ator Philip Seymour Hoffman. Ele estava em seu apartamento, no West Village, vizinhança de Manhattan. Foi encontrado no banheiro e especula-se que tenha tido uma overdose de cocaína. Ele tinha 46.

Hoffman, que venceu o Oscar de Melhor Ator em 2005 por Capote, apareceu recentemente no Sundance Film Festival para promover seus dois mais recentes longas: "God’s Pocket” e "A Most Wanted Man” de Anton Corbin (Control).

Ele também estava filmando "Jogos Vorazes: A Esperança" partes 1 e 2, reprisando seu papel Plutarch Heavensbee de Jogos Vorazes: Em Chamas.