E o Oscar de Melhor Direção vai para... |
Prepare-se para um exercício de tensão que não se vê há muito tempo nas telas. O diretor Alfonso Cuaron de obras excepcionais como A Princesinha (95), E Sua Mãe Também... (01), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (04) e Filhos da Esperança (06), nos brindou com mais uma obra-prima.
Escrito pelo próprio diretor e seu filho Jonás, a trama gira em torno da cientista Ryan Stone (Sandra Bullock) que inventou uma nova tecnologia e foi escalada para instalar a geringonça num satélite, após passar apenas por treinamentos em simuladores. Ela e os demais astronautas são avisados de que os destroços de um satélite russo recém-destruído estão indo em sua direção. Após a impressionante cena de colisão, ela passa a ficar a deriva no espaço e tenta desesperadamente voltar a Terra. George Clooney tem ótima participação coadjuvante como o veterano da missão.
São 90 minutos de terror crescente graças a condução do diretor que não nos poupa de movimentação de câmera vertiginosa, silêncio absoluto nas explosões (respeitando o fato do som não se propagar no espaço), foco no microfone da astronauta com seus gritos e ofegação constantes e, óbvio, explorar o fato de que a imensidão do espaço é muito mais assustadora do que oceanos, desertos, geleiras, cavernas e os mais terríveis monstros inventados pela mente humana. As cenas onde o corpo gira sobre seu próprio eixo sem que seja possível qualquer controle sobre ele impressionam pela verdade que elas representam – e são muitas essas cenas.
Gravidade não chegará a cerimônia no Oscar, no proximo Domingo (02), como favorito ao prêmio de Melhor Filme, mas dificilmente alguém deverá tirar das mãos de Cuaron a estatueta de Direção. Nunca se viu nos cinemas o que ele aprontou em Gravidade com suas câmeras e efeitos digitais para "nos colocar" no espaço. Ele já venceu o Globo de Ouro e o DGA - prêmio dos Sindicatos de Diretores. Além disso, a produção recebeu nada menos do que 10 indicações e é o favorito nas categorias técnicas.
Sabe quando perguntam para uma criança o que ela quer ser quando crescer? Se essa criança viu Gravidade, jamais responderá "Astronauta”.
Gravidade já está disponível nas videolocadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário