sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Por que "Happy" deveria vencer o Oscar de Melhor Canção?

Pharrell Williams não poderia estar mais "Happy"


2013 foi o ano de Pharrell Williams na música. Ele escreveu, cantou e produziu a música mais tocada do ano no mundo: "Blurred Lines" de Robin Thickle. Ele cantou, co-escreveu e co-produziu a segunda música mais tocada do ano e a vencedora do Grammy de Melhor Canção: "Get Lucky" do Daft Punk. Por fim, ele escreveu, produziu e cantou a canção tema do filme que foi a segunda maior bilheteria de 2013: "Happy" de Meu Malvado Favorito 2. Essa música, inclusive, é a mais tocada no mundo há três semanas - segundo o Global Track Chart.

Ela é uma das indicadas ao Oscar de Melhor Canção, cuja estatueta será entregue no dia 02/03. 

Este ano a briga está acirrada. Temos a vencedora do Globo de Ouro "Ordinary Love" do U2, a favorita "Let It Go" de Frozen e "The Moon Song" com Karen O de "Ela". Ou melhor, a minha torcida é minoria. Os clássicos vão torcer pela Disney, os fãs de música pop/rock vão torcer pelo U2, os "alternativóides" vão torcer por "The Moon Song" e estarei "sozinho" na torcida de "Happy". Ok. Os fãs dos Minions que ligaram a música ao produto e os da modinha Top 10 também devem torcer, mas esses sequer vão assistir a cerimônia.

Por que acho que "Happy" deveria vencer? Simples. Porque é a melhor e contém o que há de melhor na música pop hoje.

"Happy" é um neo-soul, rótulo que criaram para colocar as músicas recentes produzidas pelo Pharrell, algumas novas do Justim Timberlake ("Suit & Tie") e várias do novo album mais recente do Bruno Mars. Sabe aquele groove swingado gostoso? Aquele baixo vigoroso? Aquele backing feminino? Aquele gostinho de fim dos 70 e anos 80? Tá tudo lá... o arranjo quase sempre é primoroso e no caso de "Happy" não é diferente. Poderia jurar que Cee Lo Green estava envolvido na produção da música, mas não está. Cee Lo Green é parceiro de Pharrell nas edições do The Voice EUA, pois o primeiro é tecnico e o segundo dá uma força nas batalhas. Nesta canção, Pharrell fez tudo sozinho e está no topo.

Agora vamos ás demais. Apesar de "Ordinary Love" ser uma boa música e ter sido escrito especialmente para Mandela, está muito longe de ser uma das melhores da banda. Durante a música ficamos na torcida para que The Edge vire o jogo , mas frusta. DangerMouse deixou a produção pop e comercial, mas sem vigor. 



"Let It Go" tem algo que me incomoda. Ela é cantada magistralmente por Idina Menzel durante o filme, mas acaba perdendo essa qualidade nos créditos quando Demi Lovato assume o vocal. Demi não é uma cantora ruim, longe disso, mas estamos falando de Idina Menzel. A cantora oficial de Wicked. A cantora de "Defying Gravity". De qualquer forma, o andamento é clássico e a letra é simples... como sempre acontece nos clássicos Disney. Cansei.



"The Moon Song" é linda. O arranjo simples de cordas no dueto entre Scarlett Johansson e Joaquin Phoenix é intimista e nos remete diretamente ao longa perfeito de Spike Jonze. A versão lançada em single e que toca nos créditos tem Karen O no vocal e, na minha opinião, acaba com a proposta de Jonze. Até parece uma música cantada pela sumida banda Frente (lembram do cover de "Bizarre Love Triangle")? Parece um cover de barzinho. É o tipo de canção que não "casa" com Oscar.


Premiando "Happy", os membros da Academia estariam fazendo justiça a uma canção muito bem produzida, com ótimo arranjo e boa letra, que está nas paradas e agrada dos críticos ao publico. Dar o Oscar ao U2 seria como dar o Oscar a Bruce Springsteen por "Philadelphia" - que ele nem toca nos shows, mas ganhou. Dar o Oscar a "Let It Go" é dar mais um Oscar a Disney e só. 2013 foi o ano de Pharrell e acho mais do que merecido.



Ouça as candidatas, em mais de uma versão e veja alguns clipes:













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