quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

E (finalmente) o Oscar vai para... (atualizado com os vencedores)

"Oscar" e seus indicados...


Este ano a cerimônia do Oscar acontecerá no segundo dia do terceiro mês do ano. Ou melhor, depois de um bimestre ainda estão premiando filmes lançados no ano passado. Aqui no Brasil não sentimos tanto esse efeito, pois as distribuidoras se programam para lançar os filmes poucas semanas antes da festa. Lá nos EUA, o filme é obrigado a entrar em cartaz em Nova York e Los Angeles no máximo até 31/12 para ser elegível.

A premiação acontecerá no Domingo de Carnaval. Sem a exibição da TV Aberta (Rede Globo exibirá apenas flashes durante o desfile das Escolas de Samba do Rio), brasileiro que não tem o canal TNT em casa, ficará sem assistir. Uma das opções on line é acompanhar minha cobertura via Facebook da 100% Video - estarei postando todos os detalhes e, principalmente, o nomes dos vencedores em tempo real.

E a principal pergunta é essa... afinal, o Oscar vai para quem?





Depois de uma maratona intensa para ver os candidatos nas principais categorias, já tenho uma opinião formada sobre minha torcida e para quem eu acho que realmente vão as estatuetas. Infelizmente, quase nunca bate. Afinal, dizer que tal filme ou profissional foi o melhor do ano naquela categoria num universo de centenas de filmes lançados, dá margem para muita divergência e opiniões. Somado a isso temos o fato de que a Academia é bastante conservadora e que lobby é algo que conta muito durante o período de votação. Ou você acha que os membros da tal Academia assistiram todos os candidatos? Eles recebem em casa cópias dos filmes acompanhados de presentinhos. Entre um champagne aqui e charutos cubanos acolá, saem os indicados e, posteriormente, os vencedores. 



Minha torcida para Melhor Filme é O Lobo de Wall Street. Certamente é o filme que mais será lembrado, ao lado do vencedor, depois que tudo passar. Scorsese e DiCaprio talvez tenham chego ao ápice da longa parceira nesta quinta. Cenas ousadas, personagem principal memorável, atuações brilhantes e muita energia. São três horas de narração em que você mergulha de cabeça numa sede insaciável para descobrir até onde é capaz de ir a mente de Jordan Belfort (e da ousadia da dupla realizadora). E, justamente esse filme, poderá sair da cerimônia de mãos vazias.



Eu acredito numa grande pulverização entre os premiados. 




Alfonso Cuarón deve vencer como Melhor Diretor pelo espetacular trabalho feito em Gravidade. Ele já venceu o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato por este longa. O filme também deve levar os principais prêmios técnicos, incluindo Direção de Arte, Fotografia e Efeitos Visuais, pois também venceu pelo Sindicato nestas categorias. E também é a minha torcida em todas essas categorias.


No elenco masculino, ambos os prêmios devem ir para O Clube de Compras Dallas. Matthew McCounaughey como ator e Jared Leto como coadjuvante. Enquanto o primeiro interpreta um cowboy que contraiu AIDS nos anos 80 e teve que traficar remédios do México para sobreviver por mais tempo, o segundo vive um travesti, também HIV positivo, que entra neste negócio lucrativo ao se tornar cliente dele. Foram as duas melhores interpretações do ano, no caso de Leto (também vocalista da banda 30 Seconds To Mars) ainda mais evidente. Ambos são a minha torcida.


A estatueta de Melhor Atriz tem tudo para ficar nas mãos de Cate Blanchett, pois ela já venceu o prêmio do Sindicato e o Globo de Ouro. Em Blue Jasmine de Woody Allen, ela interpreta um mulher neurótica que vive a base de remédios, principalmente depois que seu marido milionário é preso por sonegação de impostos e ela precisa ser acolhida pela irmã bem mais pobre (Sally Hawkins, coadjuvante indicada) que vive na periferia. Amy Adams corre por fora, por ter levado o Globo de Ouro na categoria Comédia ou Musical, pelo seu trabalho em Trapaça. De qualquer forma, vale o comentário de que esta foi a categoria mais equilibrada do ano tratando-se do nível de performance das candidatas. Todas irrepreensíveis. Torço por Cate, mas ficaria feliz caso Meryl Streep novamente vencesse, pois sua interpretação é memorável como matriarca doente que vê seu marido fugir após anos e anos de convivência aos trancos e barrancos, com segredos familiares empurrados pra baixo do tapete em Album de Familia. Ela domina na primeira metade e tem ótimos duelos com Julia Roberts (indicada como Coadjuvante) na segunda metade. 




A novata Lupita Nyong'O aparece como leve favorita na categoria de Atriz Coadjuvante. Ela vive uma escrava sofrida com cenas chocantes em 12 Anos de Escravidão. Já levou o prêmio do Sindicato, mas perdeu o Globo de Ouro para Jennifer Lawrence de Trapaça. Minha torcida é June Squibb. Ela rouba todas as suas cenas no ótimo Nebraska de Alexander Payne, vivendo a esposa que sente dificuldades em assimilar a chegada da velhice mental de seu marido (Bruce Dern, indicado na categoria principal), que botou na cabeça ter vencido um prêmio de US$ 1 milhão e quer recebê-lo nem se for preciso caminhar lentamente por mais de mil quilômetros para isso. Squibb dá um show de interpretação aos 84 anos. 


Entre os roteiros originais, Ela de Spike Jonze deve tirar a estatueta de Woody Allen e seu Blue Jasmine. O material de Jonze já venceu o prêmio do Sindicato e o Globo de Ouro. Na trama passada num futuro pouco distante, homem solitário compra um avançado sistema operacional com voz de mulher para lhe fazer companhia e acaba apaixonando-se por ela. Merecedíssimo. É, de longe, minha torcida nesta categoria. Original e atual. Entre os adaptados, apesar da minha torcida ser o desfecho da trilogia de Richard Linklater com Antes da Meia-Noite - é incrível como não há uma frase de improviso em diálogos tão naturais e inteligentes - este dificilmente vencerá. Capitão Phillips ganhou o prêmio do Sindicato, mas há grandes chances de 12 Anos de Escravidão sair vencedor nesta categoria, pois...


12 Anos de Escravidão deve levar o prêmio de Melhor Filme. Isso aconteceu com Argo no ano passado. Argo ganhou Roteiro Adaptado, mais para justificar o prêmio de Melhor Filme do que por excelência. O trabalho do diretor Steve McQueen leva grande vantagem por se tratar de um tema bastante recorrente nesta era de liderança negra nos EUA. Lincoln e Django Livre trataram do assunto em 2012 e foram indicados no ano passado. Seu concorrente mais forte é considerado ousado demais pelos mais conservadores (O Lobo de Wall Street) e Trapaça (outro forte concorrente) definitivamente não pode ser chamado de melhor filme do ano, pois as únicas coisas que realmente são muito boas no filme é o elenco e a direção de arte. E no final das contas, 12 Anos de Escravidão é um ótimo filme com ótimas interpretações e ótimo roteiro. Foi um dos dois vencedores do Sindicato (o outro foi Gravidade) e venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Drama (Trapaça venceu como Comédia ou Musical). 




Frozen - Uma Aventura Congelante deve vencer na Categoria Animação, pois já venceu o Globo de Ouro, o BAFTA (Oscar Inglês) e o Annie (Oscar da Animação). Apesar de minha torcida ser para o canto do cisne do diretor Hayao Myiazaki: Vidas ao Vento. 



A Grande Beleza da Italia é o favorito na categoria Filme Estrangeiro. Venceu o BAFTA e o Globo de Ouro, além de ter sido indicado a Palma de Ouro em Cannes (o vencedor está fora: Azul é a Cor Mais Quente). 








Veja a lista completa de indicados (em negrito os vencedores): 

Filme
"12 anos de escravidão"
"Gravidade"
"Trapaça"
"Capitão Phillips"
"Clube de compras Dallas"
"Ela"
"Nebraska"
"Philomena"
"O lobo de Wall Street"

Diretor
Alfonso Cuarón, de "Gravidade"
Martin Scorsese, de "O lobo de Wall Street"
Steve McQueen, de "12 anos de escravidão"
Alexander Payne, de "Nebraska"
David O. Russell, de "Trapaça"

Ator
Christian Bale, de "Trapaça"
Bruce Dern, de "Nebraska"
Leonardo DiCaprio, de "O lobo de Wall Street"
Chiwetel Ejiofor, de "12 anos de escravidão"
Matthew McConaughey, de "Clube de compras Dallas"

Atriz
Cate Blanchett, de "Blue Jasmine"
Sandra Bullock, de "Gravidade"
Judi Dench, de "Philomena"
Amy Adams, de "Trapaça"
Meryl Streep, de "Álbum de família"

Ator coadjuvante
Barkhad Abdi, de "Capitão Phillips"
Bradley Cooper, de "Trapaça"
Michael Fassbender, de "12 anos de escravidão"
Jared Leto, de "Clube de compras Dallas"
Jonah Hill, de "O lobo de Wall Street"

Atriz coadjuvante
Sally Hawkins, de "Blue Jasmine"
Jennifer Lawrence, de "Trapaça"
Lupita Nyong'o, de "12 anos de escravidão"
Julia Roberts, de "Álbum de família"
June Squibb, de "Nebraska"

Filme estrangeiro
"Alabama Monroe" (Bélgica)
"A grande beleza" (Itália)
"A caça" (Dinamarca)
"The missing picture" (Camboja)
"Omar" (Palestina)

Roteiro original
Eric Warren Singer e David O. Russell, de "Trapaça"
Woody Allen, de "Blue Jasmine"
Craig Borten e Melisa Wallack, de "Clube de compras Dallas"
Spike Jonze, de "Ela"
Bob Nelson, de "Nebraska"

Roteiro adaptado
Billy Ray, de "Capitão Phillips"
Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke, de "Antes da meia-noite"
Steve Coogan e Jeff Pope, de "Philomena"
John Ridley, de "12 anos de escravidão"
Terence Winter, de "O lobo de Wall Street"

Animação
"Os Croods"
"Ernest & Celestine"
"Frozen: Uma aventura congelante"
"Meu malvado favorito 2"
"Vidas ao vento"

Documentário em longa-metragem
"The act of killing"
"Cutie and the Boxer"
"Dirty Wars"
"The Square"
"20 Feet from Stardom"

Documentário em curta-metragem
"CaveDigger"
"Facing fear"
"Karama has no walls"
"The lady in number 6: Music saved my life"
"Prison terminal: The last days of private Jack Hall"

Fotografia
"O grande mestre"
"Gravidade"
"Inside Llewyn Davis: Balada de um homem comum"
"Nebraska"
"Os suspeitos"

Edição
"Trapaça"
"Capitão Phillips"
"Clube de compras Dallas"
"Gravidade"
"12 anos de escravidão"

Trilha sonora original
John Williams, de "A menina que roubava livros"
Steven Price, de "Gravidade"
William Butler e Owen Pallett, de "Ela"
Alexandre Desplat, de "Philomena"
Thomas Newman, de "Walt nos Bastidores de Mary Poppins"

Canção original
"Alone Yet Not Alone", de "Alone Yet Not Alone" – Bruce Broughton (música) e Dennis Spiegel (letra)
"Happy", de "Meu malvado favorito 2" – Pharrell Williams (música e letra)
"Let it Go", de "Frozen: Uma aventura congelante" – Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (música e letra)
"The Moon Song", de "Ela" – Karen O (música e letra) e Spike Jonze (letra)
"Ordinary Love", de "Mandela: Long walk to freedom"

Efeitos visuais
"Gravidade"
"O hobbit: A desolação de Smaug"
"Homem de ferro 3"
"O cavaleiro solitário"
"Star trek: além da escuridão"

Edição de som
"All Is Lost"
"Capitão Phillips"
"Gravidade"
"O hobbit: A desolação de Smaug"
"O grande herói"

Mixagem de som
"Capitão Phillips"
"Gravidade"
"O hobbit: A desolação de Smaug"
"Inside Llewyn Davis: Balada de um homem comum"
"O grande herói"

Curta-metragem
"Aquel no era yo"
"Avant que de tout perdre"
"Helium"
"Pitääkö Mun Kaikki Hoitaa?"
"The Voorman Problem"

Curta-metragem de animação
"Feral"
"Get a horse!"
"Mr. Hublot"
"Possessions"
"Room on the broom"

Figurino
"Trapaça”
"O grande mestre"
"O grande Gatsby"
"The Invisible Woman"
"12 anos de escravidão"

Design de produção
"Trapaça"
"Gravidade"
"O grande Gatsby"
"Ela"
"12 anos de escravidão"

Maquiagem e cabelo
"Clube de compras Dallas"
"Jackass apresenta: Vovô sem vergonha"
"O cavaleiro solitário"





Nenhum comentário:

Postar um comentário