quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Crítica para Amor Bandido com Matthew McConaughey

Matthew McConaughey é Mud num dos melhores filmes do ano


Amor Bandido - que nome mais ordinário para este filme - é, ao lado de O Verão da Minha Vida, um dos melhores filmes sobre crescimento lançado nos últimos meses. Esqueça o tema do título em português, pois trata-se da história de amizade entre um garoto de 11 anos chamado Ellis (o ótimo Tye Sheridan de A Árvore da Vida) e um desconhecido que ele e seu amigo Neckbone encontraram morando nos destroços de um avião numa ilha um pouco distante. Ele diz que está esperando sua namorada ir buscá-lo e que precisa ficar escondido até lá. É claro que os garotos, extremamente curiosos em descobrir mais sobre o novo amigo, partem a busca de pistas que os levam a descobrir cada vez mais sobre Mud - o estranho. 


Ellis está numa fase complicada. Passa quase calado pela recente separação dos pais e dá duro para ajudar seu pai a colocar dinheiro em casa. Sendo assim, acaba se escorando no mundo externo para aliviar as tensões do lar. Com o tempo, passa a ver Mud como um pai, pois o foragido lhe dá atenção e demonstra certo carinho para com o garoto. E esse estreitamento de laços com um homem de passado tão enigmático quanto o de Mud, pode desestruturar ainda mais a confiança do garoto no próprio ser humano.

O que pode ter tirado Mud das principais premiações do ano, inclusive o Oscar, é sua narrativa convencional, quase clássica, mas que conta com uma excepcional interpretação da dupla central. Matthew McConaughey está em sua melhor fase - deve receber o Oscar de Ator no domingo por Clube de Compras Dallas. Em Mud, ele domina a tela em suas cenas. O garoto Tye Sheridan - numa interpretação contida e amargurada em dois terços do filme - arranjou trabalho que não acaba mais. Estará dividindo a cena com Nicolas Cage em Joe e com John Travolta em "The Forger", alem de outros três trabalhos já em fase de pós-produção e filmagens. Em "Amor Bandido" ainda aparecem Resse Whiterspoon, Sam Shepard e uma ponta desnecessária do ótimo Michael Shannon. A direção é de Jeff Nichols que havia dirigido o ótimo O Abrigo - procurem nas videolocadoras. 

Amor Bandido chega hoje às videolocadoras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário