quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Lista completa de vencedores e indicados ao Globo de Ouro 2015



A cerimônia aconteceu ontem, no dia 11/01. Veja a lista completa de vencedores (em negrito) e indicados nas categorias de Cinema e TV:


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Crítica - Se Eu Ficar - romance adolescente baseado no best-seller do momento


Seguindo a moda lançada por A Culpa é das Estrelas

Falta alguma coisa em Se Eu Ficar. E essa alguma coisa foi suficiente para que o melodrama adolescente baseado no best-seller mundial sequer arranhasse a bilheteria de A Culpa é das Estrelas. A comparação existe, pois ambos os filmes são feitos para juvenis e contam a história de um romance interrompido por questões médicas - e foram lançados com poucos meses de separação. Por outro lado, Se Eu Ficar tem suas virtudes e garante algumas lágrimas nos olhos dos mais sensíveis.


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Crítica: O Lobo Atrás da Porta - cinema nacional sério que não poupa o espectador

Leandra Leal em sua melhor interpretação nos cinemas

Histórias como esta vista em O Lobo Atrás da Porta, podemos conferir diariamente neste jornalismo policial das tardes na TV. A diferença é que, na telinha, a notícia é despejada sobre você em alguns minutos de matéria, que, atônitos, seus olhos apenas acompanham tristemente, sabendo do que se trata e do que há por vir. Neste longa de estréia do diretor Fernando Coimbra, com roteiro próprio, mas inspirado por uma história veridica, o caso é descascado em camadas, num filme de extrema seriedade e atuações inesquecíveis. 

Jim Carrey - relembre os 22 filmes que ele fez entre o primeiro e o novo Debi e Loide

As 24 desventuras de Jim Carrey nos cinemas

Debi & Lóide 2 chega aos cinemas nesta quinta-feira (13), exatamente 20 anos após a estréia do primeiro nos cinema norte-americanos (aqui estreou em Fevereiro de 1995). Existiu uma prequel lançada 2003 que conta como os amigos se conheceram, mas não contava com o mesmo elenco. 

O ano de 1994 marcou o boom do comediante Jim Carrey que estava tentando a sorte há quase uma década, mas só conseguia papéis pequenos em bons filmes (Peggye Sue, Dirty Harry na Lista Negra), estrelava comédias fraquinhas (Procura-se Um Virgem) ou aparecia fantasiado dos pés a cabeça como em Meu Amante é de Outro Mundo (88) - de razoável sucesso no Brasil. Ele filmou Debi & Lóide, Ace Ventura e O Máskara em 1993 e desfrutou do sucesso no ano seguinte. Elevado ao status de comediante de maior sucesso dos últimos 20 anos, Jim Carrey tem uma carreira invejável que você relembra abaixo. Entre um Debi & Loíde e outro...

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Interestelar e mais de 50 filmes espaciais para você relembrar

A corrida espacial em mais de 50 filmes


Amanhã (06) estréia Interestelar, um dos filmes mais esperados do ano. Não apenas pelo tema Espacial, que gerou um dos melhores filmes de 2013 (Gravidade), nem porque Guardiões da Galáxia é a terceira maior bilheteria mundial de 2014 ou até mesmo porque Avatar (09) é a maior bilheteria de todos os tempos há cinco anos, mas principalmente porque é dirigido por Christopher Nolan, que tem em seu currículo obras como Amnésia (00), Insônia (02), Batman Begins (05), O Grande Truque (06), Batman - Cavaleiro das Trevas (08), A Origem (10) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (12). Além disso, ele escalou como protagonistas Matthew McConaughey, que foi vencedor do Oscar de Melhor Ator no ano passado por O Clube de Compras Dallas (13) e Anne Hathaway, vencedora como Melhor Atriz Coadjuvante, um ano antes por Os Miseráveis (12). O elenco ainda conta com a duplamente indicada ao Oscar Jessica Chastain, o astro Matt Damon, Wes Bentley, Casey Affleck, Topher Grace e o veterano Michael Caine, amigo pessoal do diretor. 

Em homenagem a esta, desde já, histórica estréia cinematográfica, relembraremos abaixo nada menos do que outras 49 obras espaciais (e suas continuações e refilmagens) que marcaram a história do cinema. Boa viagem intergalática...



sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Crítica: As Tartarugas Ninja - não leve a sério e procure assistir em 3D

Elas estão de volta e faturaram mais de US$ 400 milhões nas bilheterias

O retorno das Tartarugas Ninja aos cinemas desta vez, diferentemente da animação digital lançada há alguns anos, é um reboot. Produzido pelo mesmo Michael Bay da franquia Transformers, parece mesmo um filho adolescente da série bilionária. Efeitos visuais incríveis, mas em menor proporção. Se leva ainda menos a sério e desafia a inteligência do espectador, que tem que estar preparado para ver um passatempo ligeiro e, bastante, descompromissado.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dr Estranho, Cpt Marvel, Pantera Negra e Inumanos: conheça os novos heróis Marvel dos Cinemas

A dominação Marvel não continua!

Ao anunciar nove novos filmes para os próximos cinco anos, a Marvel deixou não só os fãs de cinema excitados com a notícias, mas principalmente os fãs das HQs. Este ano todos conheceram os Guardiões da Galáxia e o resultado foi a maior bilheteria dentre todos os super-heróis lançados em 2014, sendo assim, Marvel sentiu-se a vontade para confirmar, além de novos filmes para Capitão América, Thor, Guardiões da Galáxia e dois para Os Vingadores, também a produção de longas para Doutor Estranho, Capitão Marvel, Pantera Negra e Os Inumanos. Você os conhece? Clique abaixo e saiba mais sobre eles...


Crítica: Boyhood - Da Infância a Juventude - obra única na história do cinema

O crescimento e envelhecimento no cinema nunca foi tão real

Onde você estava em 2002? Com muito esforço você se lembrará de um dia ou outro, assim como momentos pontuais de seus anos seguintes até chegar ao dia de hoje. Naquele ano, o diretor Richard Linklater estava iniciando as filmagens de “Boyhood”, com o ator mirim Ellar Coltrane estreando a frente das câmeras. Juntamente com Patricia Arquette que havia acabado de filmar Natureza Quase Humana (01), Ethan Hawke que preparava o roteiro de Antes do Por do Sol (04) ao lado do próprio diretor e sua própria filha Lorelei na época com 8 anos. Nos doze anos seguintes, ele continuaria filmando o mesmo longa-metragem, cerca de três ou quatro dias por ano, com o mesmo elenco central. Esta é a premissa de um dos mais arrojados projetos da história do cinema. E não é que essa “colcha de retalhos” ficou muito boa? Um dos melhores filmes sobre “chegada a maturidade” de todos os tempos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

50 filmes de terror para ver ou rever neste Halloween

O Exorcista e outros 49 clássicos do gênero!

A tradicional Festa de Halloween norte-americana este ano cairá numa sexta-feira e quando isso acontece, comemora-se mais do que o costume. No Brasil, o dia não tem tanta força, mas O Dia das Bruxas é sempre lembrado, seja em festas decorativas, ambientação de comercio no dia e até mesmo na programação dos cinemas e televisores. Certamente terá um filme de Terror sendo exibido nesta sexta-feira. Isso também estimula grupo de amigos a passarem numa videolocadora, e se juntarem para ver ou rever um clássico do gênero. Para ajudar em sua escolha, colocamos abaixo 50 clássicos do gênero, desde os mais recentes como Invocação do Mal (13) até clássicos absolutos como Psicose (60).

Confira:

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Crítica - O Homem Mais Procurado é o melhor thriller de espionagem do ano

O último trabalho de Phillip Seymour Hoffman como protagonista

Logo na primeira cena você confere uma tomada com águas calmas que logo se agitam com a chegada de um homem ao porto de Hamburgo, obviamente foragido. Expondo de cara, aos mais atentos, que as coisas podem estar calmas, mas nas horas seguintes não estarão. "O Homem Mais Procurado" é carregado de metáforas como essa, do começo ao fim. Abre mão de ação e tiroteios por uma angustiante espionagem que intriga a cada cena e sem pressa, casando perfeitamente com mais uma grande (e sufocante) interpretação do já saudoso Phillip Seymour Hoffman.

Marvel Studios e Disney anunciam os filmes que lançarão até 2019

Os Vingadores 3 será dividido em duas partes

Numa conferência que ocorreu esta tarde nos EUA, Marvel e Disney anunciaram sua agenda de lançamentos para os próximos anos. A segunda fase do Universo Cinematico Marvel se encerrará em 2015 com o lançamento de Os Vingadores: A Era de Ultron e terá inicio meses depois, ainda no próximo ano, com Homem-Formiga. 

Veja abaixo os filmes anunciados hoje, oficialmente, além de todos os logos oficiais.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Crítica: O Planeta dos Macacos - O Confronto supera o primeiro filme

O Confronto vai além da luta entre raças

Superior ao original em quase todos os aspectos, ainda que isso seja possível, O Confronto muda de tom e, justificando a semente plantada no filme original, opta pelo sombrio. 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Crítica: Será Que? - a velha história dos amigos que se apaixonam ainda funciona

Daniel Radcliffe cada vez mais distante do estigma de eterno Harry Potter


Numa década em que filmes sobre amadurecimento é o que há entre os jovens, Será Que? entra como boa opção. Apesar de ter todos os ingredientes das comédias românticas certinhas, o roteiro consegue criar um universo único para o casal, o que nos faz simpatizar rapidamente por eles, ajudado pela ótima química entre Daniel Radcliffe e Zoe Kazan.


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

50 vampiros que já passaram pelos cinemas

Luke Evans é o vampiro da vez nos cinemas

Drácula - A História Nunca Contada estréia amanhã nos cinemas brasileiros. Esse namoro do Conde Drácula (ou Príncipe Vlad - antes de se tornar imortal) com o cinema, assim como de outros vampiros, existe desde o início do século passado, não importando o gênero. Relembre agora, alguns dos mais memoráveis bebedores de sangue que o cinema conheceu:


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

50 incríveis personificações para o cinema!

Quando a interpretação vira personificação que beira a incorporação!

Eddie Redmayne pode sair da cerimônia do Oscar 2015 com uma estatueta de Melhor Ator debaixo do braço, devido a sua incrível interpretação e personificação do físico Stephen Hawking, que inclusive, foi capaz de fazer o próprio homenageado chorar na premiere. Apesar de muitos defenderem a livre interpretação, não se pode negar que é incrível ver a personalidade e a personificação beirando a perfeição tamanha semelhança.

Inspirado por uma postagem do site BuzzFeed, separei alguns trabalhos fenomenais, colocando lado a lado fotos (algumas lendárias) dessas figuras históricas e imagens das personificações feitas para o cinema. 


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Os 10 Filmes Mais Vistos (por enquanto) em 2014 no Brasil, EUA e Mundial

Filmes diferentes lideram as bilheterias de 2014 nos EUA, Brasil e Mundial


A temporada de verão nos EUA acabou há dois meses, mas as bilheterias das super-produções lançadas naquele período ainda marcavam presença no Top 10 Semanal, até no final de semana passado. Guardiões da Galáxia deixou o décima posição do ranking da semana e, com isso, nos permite uma visão mais sólida dos grandes filmes do ano, não apenas nos EUA, mas como também no Brasil e o acumulado mundial.

Veja abaixo as 10 Maiores Bilheterias de 2014 nos EUA, no Brasil e Mundial, até agora...


Warner, Disney, Fox e Sony agendam filmes com super-heróis da Marvel e DC. Veja a lista atualizada!

DC confirma vários filmes solos para seus heróis. A batalha começa!

Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde, The Flash, Shazam! e Ciborgue tem filmes confirmados e se juntam a Homem-de-Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Quarteto Fantástico, X-Men, Homem-Aranha, além de outros (super) heróis dos quadrinhos que marcarão presença massiva nos cinemas durante o restante da década. Prepare-se. Veja abaixo a lista atualizada com suas devidas datas de lançamento.



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Crítica: Jersey Boys - diretor não se decide entre gêneros

O elenco dos palcos debuta no cinema

Jersey Boys é um musical da Broadway que conta a história do grupo musical que mais vendeu discos antes dos The Beatles: "The Four Seasons". O experiente diretor Clint Eastwood tenta manter a estrutura narrativa da obra nos palcos, separando discretamente (e confusamente) o filme em quatro partes, ou melhor, as quatro estações que dá nome ao grupo. Sua indecisão entre fazer uma cinebiografia séria ou musical bem humorado, acaba por não se conectar com o grande publico, mas agrada aquele que busca um filme bem produzido, com história bem narrada e trilha sonora que soa muito bem aos ouvidos.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Crítica: Lucy - aceite a pseudociência e curta como um filme de ação

Viúva Negra + Nikita = Scarlett Johansson em Lucy

Hoje em dia, ver alguns filmes de ficção-científica exige de você muito mais do "prestar bastante atenção" como foi no caso de A Origem, por exemplo. Exige também uma boa dose de "aceitação" sobre certos arrojos nas idéias criadas. Foi o que aconteceu com Transcendence de Johnny Depp e o mesmo ocorre com Lucy - curiosamente em ambos Morgan Freeman vive um estudioso científico. A diferença entre eles é que o que falta no primeiro, sobra no segundo: AÇÃO.


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Crítica - Mesmo Se Nada Der Certo - para compositores e corações surrados!

Quando a paixão maior é o momento vivenciado

Se a sua praia é comédia romântica que pende para o conto de fadas, então nem aposte neste ótimo exemplar de filme com personagens de carne e osso. Por mais que todos eles tenham seu envolvimento com a indústria musical - um mundo que normalmente acompanhamos a distância - eles são parecidos conosco, tem relacionamentos absurdamente parecidos com os nossos e levam suas vidas com todos os devidos tropeços na vida do publico que o assiste.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Crítica: Sin City - A Dama Fatal é mais do mesmo! Bom pra quem gosta...

Marv e Dwight atrás da Dama Fatal

A pergunta certa é: Você assistiria mais 90 minutos de Sin City? Se você achou o primeiro filme tão bom a esse ponto, então não ficará desapontado com A Dama Fatal, mas se você é daqueles que acredita que uma continuação só se justifica se ela tiver algo a acrescentar, então não eleve muito suas expectativas. 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Crítica: O Doador de Memórias - boa premissa para resultado morno


Jeff Bridges em raro momento caricato em sua trajetória no cinema

Comentei nas redes sociais, pouco antes de ver O Doador de Memórias, que eu estava mais curioso para assisti-lo do que animado. Filmes de temática contundente como este, dificilmente conseguem passar todo o discurso em apenas hora e meia de programa. Tramas sobre governos que controlam a sociedade, mas que são enfrentados por jovens diferenciados, invadiram os cinemas nesta década. Temos o excelente Jogos Vorazes e o bem intencionado Divergente, e ambos tem ou terão continuações. Além disso, nem preciso dizer que os dois citados chegaram antes e isso é uma baita vantagem quando o mesmo tema é mastigado por grandes produções de cinema quase que simultaneamente.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Crítica: Como Treinar Seu Dragão 2 - supera o primeiro com sobra!

Quem não queria ter uma espada flamejante?

Animações não podem apenas entreter, pois elas se comunicam diretamente com crianças e adolescentes,  então elas tem esse compromisso de ensinar valores. E neste quesito, o primeiro Como Treinar Seu Dragão serviu muito bem. Não só mostrou como seres diferentes precisam se entender e conviver juntos, como pais e filhos também precisam da mesma dose de entendimento. E o segundo filme veio para consolidar tudo isso e ainda injetar altas doses de ação e competente animação.

Crítica: Transcendence - A Revolução decepciona.

Até parece, mas não chega aos pés de Matrix ou A Origem

Jamais crie muita expectativa numa sinopse, pois você pode acabar desapontando os mais exigentes. Filmes de ficção-científica que levantam muitas questões existenciais, tendem a atrair um publico que está acostumado com obras do nível Matrix, A Origem, No Limite do Amanhã, Prometheus, ou melhor, que ousam e convencem. O grande problema de Transcendence é que o roteiro não estava preparado para responder (ou sequer apresentar) todas as questões levantadas. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Crítica - No Limite do Amanhã: o melhor filme de Tom Cruise em 10 anos

Tom Cruise: novamente enfrentando ETs

Apesar de não ter faturado horrores nas bilheterias mundiais, pois arrecadou US$ 364 milhões para um custo de US$ 170 milhões apenas na produção, podemos dizer que este é o melhor filme protagonizado por Tom Cruise nos últimos 10 anos. E isso é bastante se considerarmos que seus dois últimos filmes de ação (Jack Reacher e Oblivion) também são acima da média. 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Crítica: Chef - Jon Favreau acerta em cheio e faz sua comédia mais simpática

Chef vai despertar o cozinheiro que há dentro de você.

Chef é um filme delicioso. Sim, trata-se de uma frase de duplo sentido. Sem a obrigação de agradar um grande estúdio, Jon Favreau (diretor de Homem-de-Ferro 1 e 2) produz, escreve, dirige e atua em seu filme mais simpático. Além de proporcionar uma sessão pra deixar salivando do começo ao fim, ainda conta com bons amigos coadjuvando. 


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Crítica: Juntos e Misturados - a química entre Sandler e Barrymoore já virou camaradagem

A camaradagem impera entre o casal

Esta terceira parceria entre Adam Sandler e Drew Barrymore vem sendo aguardada há muitos anos pelos fãs de Afinado no Amor (98) e Como Se Fosse a Primeira Vez (04), mas passa longe de ser tão engraçado e bem feitinho como os dois primeiros. De qualquer forma, é incrível como esses dois se dão bem nas telas. 


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Crítica: Godzilla - tão grande que não cabe inteiro na tela

Conseguimos uma rara imagem de Godzilla de corpo inteiro!

Não foi dessa vez que conferimos um filme de Godzilla a altura de sua magnitude. Símbolo japonês da era Hiroshima, nem mesmo isso os norte-americanos respeitaram nesta versão "Fatzilla" do monstro. A fotografia escura, aliada a obsessão do diretor em esconder o astro, torna frustrante a experiência deste programa.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Crítica: X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido é o melhor da série

Wolverine viaja de volta para o passado!

O diretor Bryan Singer conseguiu. Muitos achavam que seria quase impossível que ele superasse X2 (03), mas ele não só conseguiu igualar o segundo filme, como superou. “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” é um dos melhores filmes do ano.

Crítica: Malévola - o conto de fadas mais simpático já filmado pela Disney

Malévola: nem tão malévola assim...

Era uma vez um conto de fadas chamado A Bela Adormecida, onde uma fada má amaldiçoa uma inocente criança ao sono eterno, cujo feitiço começaria quando ela atingisse 16 anos e duraria até que ela recebesse um beijo de verdadeiro amor. Em Malévola, boa parte disso realmente é levado em consideração, exceto a parte da fada má. 

Crítica: O Espetacular Homem-Aranha 2: haja vilões e dramas pessoais!

Espetacular Homem-Aranha 2: um pouco menos espetacular

É sabido que, por mais que você não consiga, o ideal ao conferir este segundo filme da nova trilogia, é exatamente esquecer que houve uma primeira. É tão difícil, porque apenas uma década separa uma da outra. De qualquer forma, continuamos nos esforçando. 

Aqui, Andrew Garfield, mais a vontade como Peter Parker, de repente invoca que precisa saber o destino de seus pais. Além disso também vive atormentado com a promessa que fez ao pai de sua namorada Gwen Stacy de se manter longe dela. Pra piorar, enfrenta vários vilões: Rhino, Electro e seu “melhor amigo” Duende Verde. 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Crítica: Os Mercenários 3 - a química continua ótima, obrigado!

Será o final de uma trilogia?


Posso estar enganado, mas este pode ser o último filme da série Os Mercenários. Não que o final dê a entender, pelo contrário, mas a recepção bastante fria nos cinemas norte-americanos pode desanimar o produtor e astro Sylvester Stallone. Qual o problema deste terceiro filme? A suavização. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Perdemos Robin Williams aos 63 anos de idade. Relembre 20 momentos de sua carreira!

"Faça de suas vidas extraordinárias!" - A Sociedade dos Poetas Mortos

Perdemos Robin Williams. O ator de 63 anos foi encontrado morto em sua casa na Califórnia. Tudo indica que tenha sido suicídio por asfixia. Há cerca de um mês ele havia se internado, novamente, para tratar de seu problema com alcoolismo. Há algumas semanas foi lançado seu filme mais recente nas videolocadoras: "O Que Fazer?". Recentemente encerrou as filmagens de "Uma Noite no Museu 3", que estréia no próximo Natal. Williams recebeu quatro indicações ao Oscar e venceu como coadjuvante por Um Gênio Indomável (97). Seu último trabalho como protagonista foi "Surpresa em Dobro" (09) com John Travolta, que não fez muito sucesso. 



Veja videos de seus 20 maiores momentos de sua carreira:


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Crítica: Guardiões das Galáxias - o filme espacial mais legal de todos os tempos?

Drax, Gomora, Starlord, Groot e Rocket - guarde bem esses nomes!

Assistindo Guardiões da Galáxia, me senti aquele cara que estava na sessão de Star Wars em 1977, rindo do humor de Han Solo, vidrado na humanização de personagens como R2-D2 e C3-PO e enlouquecido pelas cenas de batalha espacial. 37 anos passaram e isso nunca mais foi visto nos cinemas. Até agora...

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Crítica: Divergente - o primeiro da "trilogia em quatro filmes"

Estes são os Audaciosos, apenas uma das cinco Facções


Ver Divergente apenas algumas semanas depois de ter visto A Culpa é das Estrelas e o inédito “The Spectacular Now” é estranho. Não só pela overdose de Shailene Woodley, mas porque aqui ela também contracena com Ansel Elgort e Miles Teller, seus pares românticos nos dois filmes citados, respectivamente. Em Divergente, eles são coadjuvantes de um novo candidato a astro: Theo James, que interpreta Four – não confundir com o protagonista de Eu Sou o Número 4 (2011). Onde foi parar a criatividade desses romancistas de ficção juvenil?

Crítica para Capitão América: Soldado Invernal

Capitão enfrenta um "inimigo" a altura

Meu primeiro contato com Capitão América foi na infância. Adorava aquelas animações, o uniforme, o escudo e meu bonequinho de plástico que sempre vencia a briga com o magrelo do Homem-Aranha. Então cresci pouco me importando com a propaganda ufanista. Desde que a Marvel lançou o primeiro X-Men (00) sonhei em ver Capitão América nos cinemas e quando finalmente o primeiro filme chegou, fiquei triste em perceber que aquele longa de 2011, assim como o primeiro de Thor, eram apenas introduções dos heróis para o filme dos Vingadores. Gostei do elenco e do roteiro focado na período pré-congelamento, mas dava a entender que ele seria eternamente coadjuvante do Homem-de-Ferro. Algo que praticamente aconteceu no filme dos Vingadores, principalmente com toda a “roubação” de cena do Hulk. Quando cofirmaram esta continuação e que ela traria o arco do Soldado Invernal para as telonas, fique mais animado. E eis que termino a sessão do filme de alma lavada.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Festival de Toronto 2014 anuncia filmes a serem exibidos

"While We're Young" com Adam Driver e Amanda Seyfried é um dos filmes exibidos



O Festival de Toronto (TIFF - Toronto International Film Festival) tornou-se um dos mais aguardados do ano, pois sempre anuncia uma lista de premieres com filmes independentes com diversos atores de respeito em Hollywood, assim como uma mistura de diretores consagrados e revelações. Veja quais serão os filmes a serem exibidos no Festival que acontecerá a partir do dia 04 de Setembro:

terça-feira, 15 de julho de 2014

Crítica: Noé e a liberdade artística tomada pelo diretor

Todos querem uma lugar na arca de Noé...

Todo mundo conhece a história de Noé, mas ninguém se lembra exatamente de tudo o que acontece nas páginas de Gênesis destinadas ao filho de Matusalém. Será que o respeitado diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro, O Lutador, Requiem Para Um Sonho) apostou nisso para tomar tantas liberdades artísticas ao realizar esse épico bíblico?

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Culpa é das Estrelas e mais nove longas desta nova geração de filmes sobre a chegada a maturidade!

Se Eu Ficar... mais um que te fará chorar nos cinemas

Filmes sobre adolescentes chegando a maioridade é a mais nova "modinha" de Hollywood. Quem deu start a essa leva de filmes sobre o gênero foi a adaptação do best-seller As Vantagens de Ser Invisível pelas mãos e direção do próprio autor Stephen Chbosky, em 2012. Cult absoluto desta geração, o filme contou com um ótimo livro para servir de base e competente elenco jovem. Recentemente chegou "A Culpa é das Estrelas" aos cinemas. Baseado no best-seller de John Green, gerou grande expectativa desde que a adaptação foi anunciada. Nomes como Emma Watson, Logan Lerman, Shailene Woodley e Milles Teller simbolizam a geração, trabalhando não só em filmes deste gênero, como também em adaptações de filmes de ficção e fantasia para jovens.

Em breve, Se Eu Ficar será lançado e pode solidificar de vez a tenência de filmes no gênero para os próximos anos. A história sobre uma garota em coma é baseada num best-seller feito para o mesmo publico.

Até mesmo o cinema nacional vem arriscando no gênero com lançamentos como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho e Confissões de Adolescente.

Abaixo você confere trailers de dez filmes produzidos no gênero desde 2012. Alguns já lançados, outros em cartaz e mais alguns inéditos por aqui. Começando com A Culpa é das Estrelas...

terça-feira, 1 de julho de 2014

Crítica para o romance adolescente nacional Hoje Eu Quero Voltar Sozinho


Circulo de paixões adolescente...

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um dos mais belos romances adolescentes já produzidos pelo cinema nacional. Simples e delicado. E conseguiu isso lidando com um protagonista cego se descobrindo homossexual num ambiente que transpira bullying e que mora com uma mãe super-protetora em plena adolescência. O diretor estreante Daniel Ribeiro surpreende por evitar cair no melodrama e também por não pesar a mão. 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Culpa é das Estrelas - o primeiro grande filme romântico da jovem geração 3.0

A grande história de amor juvenil desta decada?

Toda geração de adolescentes agarra-se a uma história de amor para nomeá-la como aquela vá representá-la nos dias que virão. Algumas delas duram apenas o tempo daquela geração, talvez como deverá ser o caso de Crepúsculo (08), mas outras atravessarão gerações como Romeu & Julieta de Shakespeare e o filme A Lagoa Azul (80) - até hoje exibido na Sessão da Tarde. A Culpa é das Estrelas deverá fazer companhia para estes dois últimos e os motivos são vários.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Festival de Cinema de Cannes 2014 começa hoje! Quem compete?

Cannes 2014


Começará hoje o 67º Festival de Cannes. Trata-se, simplesmente, do mais importante Festival de Cinema do Mundo. Ele se estenderá até o dia 25 deste mês.

Presidido pela diretora Jane Campion, que em 1993 ganhou a Palma por O Piano. Ao lado dela estarão a diretora Sofia Coppola (Encontros e Desencontros), as atrizes Leila Hatami, Carole Bouquet e Jeon Do-Yen. Além dos atores Willem Dafoe e Gael Garcia Bernal, além dos realizadores Jia Zhangke e Nicolas Winding Refn.

O vencedor da Palma de Ouro no ano passado foi o polêmico Azul é a Cor Mais Quente, enquanto no ano retrasado foi o premiadíssimo Os Intocáveis. 

Dentre os destaques deste ano na Competição estão os novos trabalhos de Goddard, Benneth Miller, David Cronemberg e Mike Leigh. Tem também a segundo incursão na direção de Tommy Lee Jones e até mesmo o novo trabalho do diretor de O Artista - vencedor do Oscar de Melhor Filme.

Veja agora quais serão os filmes da Competição e as estreias que não competem, mas que sempre atraem a atenção de todos.


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Uma Aventura Lego: uma das melhores animações desde que a Pixar perdeu a criatividade

Essa imagem traduz o filme: CORRERIA!

A princípio minha expectativa sobre Uma Aventura Lego estava em alta, principalmente quando vi o trailer. Várias referências a cultura pop, incluindo a presença de diversos personagens desta mesma cultura em versões Lego e diálogos de certa forma afiados. A animação estreou nos cinemas e está prestes a passar dos U$ 500 milhões de faturamento mundial, mesmo sendo distribuído pela Warner - empresa que há tempos não envereda por esse mercado. Minha expectativa aumentou...


terça-feira, 6 de maio de 2014

Friends: 20 anos da estréia. 10 anos da despedida. Relembre...

Há 10 anos, ele despediam-se de nós...

Dia 22/09/1994, estreava na TV Norte-Americana o primeiro episódio de Friends - talvez o seriado cômico mais querido de todos os tempos. E há exatos 10 anos, em 06/05/2004, era exibido o último. Foram 236 episódios em 10 anos. Saiba um pouco mais sobre este inesquecível sucesso. Conheça as maiores curiosidades do show e relembre as aberturas...


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Crítica para Robocop do brasileiro José Padilha


José Padilha se esforça, mas não chega a superar o original

A refilmagem de Robocop (88) não é um filme de ação. É um drama familiar e político com cenas de ação. Por mais que a tela esteja recheada de efeitos digitais e que tiros seja disparados em boa parte da projeção, o drama pessoal de Alex Murphy é muito mais explorado do que no filme original. Se isso é bom? Tudo depende.

terça-feira, 29 de abril de 2014

J.J. Abrams escalou. Saiba quem é quem em Star Wars - Episódio VII.

Elenco recém anunciado reúne-se com o diretor J.J. Abrams

Finalmente foi anunciado o elenco principal de Star Wars - Episódio VII. O diretor J.J. Abrams (Star Trek) contará com pelo menos meia dúzia de atores do elenco que participou dos filmes clássicos de 1977, 1980 e 1983. E acrescentou nomes talentosos, apesar de desconhecidos do grande publico.

A Disney pretende fazer um novo Star Wars a cada dois anos e também produzir filmes derivados, baseados nos personagens clássicos.

Episódio VII estréia mundialmente em dezembro de 2015. As filmagens já começaram.

Abaixo você confere um quem é quem nesta escalação de hoje..


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Crítica: Questão de Tempo - uma comédia romântica original, deliciosa e imperdível

E se esta felicidade dependesse de algumas viagens no tempo para acontecer?


E se você pudesse viajar no tempo? Escolher qualquer ponto determinado de sua vida, fechar os olhos e voltar pra aquele instante? Os homens da família de Tim podem. Ele descobre isso pela boca do próprio pai, após completar 21 anos. Mas a vida de Tim foi tão chata, mas tão chata, que sua primeira ideia de voltar no tempo foi para uma festa na noite anterior, quando perdeu a chance de beijar sua primeira garota numa festa de reveillon. E agora? Como sua vida será afetada com a chegada desse dom?

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Crítica: O Homem Duplicado de Denis Velleneuve

Jake Gyllenhaal em dobro nesta obra "Lynchiniana" de Villeneuve
O Homem Duplicado é um filme que trará reações exatamente como é a proposta do filme: em dobro. Muitos odiarão e outros amarão. Se você é daqueles que não acham interessante filmes que necessitam de uma segunda conferida para que se entenda a teia criada pelo roteiro, principalmente no final, então pare de ler aqui e parta para o próximo filme. E ainda, se você também não gosta dos filmes de David Lynch, principalmente Eraserhead ou Estrada Perdida, então não perca seu tempo, pois o diretor Denis Villeneuve mergulha num turbilhão Lynchiniano e exige do espectador, até mesmo o mais atento de todos, uma segunda sessão.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Presença inédita de brasileiros em seis filmes do Top 10 nas bilheterias



Neste final de semana, o cinema brasileiro consegue cravar um recorde de ter "presença brasileira" em seis das dez posições dentre os filmes mais vistos. 


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Game Of Thrones: o mais visto, o mais pirateado e o segundo mais comentado!

O trono mais desejado do showbizz

No último domingo (06), estreou no canal HBO, o primeiro capítulo da quarta temporada de Game Of Thrones. Foi o programa mais visto da HBO desde a último episódio de Os Sopranos em 2007. 6.6 milhões de espectadores nos EUA, o que significa 52% a mais do que a abertura da terceira temporada e 23% superior do que o final da mesma temporada. Por outro lado, foi o programa mais pirateado deste ano, pois cerca de 1.7 milhões de IPs fizeram download do episódio no Torrent em menos de 12 horas após o encerramento do programa.